"Temos que nos preocupar com a previdência dos motoristas de Uber", diz Lula

Conforme explica o presidente da república, embora a categoria não queira ter carteira assinada, há um desejo por ser autônomo com direitos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta sexta-feira, 11, que uma das questões do Governo Federal é a previdência dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99 Pop. A entrevista exclusiva foi concedida ao jornalista Jocélio Leal na Rádio O POVO CBN.

Conforme explica o presidente da república, embora a categoria não queira ter carteira assinada, há um desejo por ser autônomo com direitos, por isso, a preocupação com a previdência social.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Esse cidadão pode ficar doente, pode ter uma infortúnia, esse cidadão vai ficar velho. Então, é preciso que a gente tenha uma garantia para ele conseguir se precaver."

Assim, ressaltou o projeto de lei no Congresso Nacional, criado para regularizar a jornada de trabalho dos motoristas de aplicativos, com limitação da quantidade de horas. 

"Tudo isso na perspectiva de melhorar. Mas nem de longe a gente está pensando em fazer com que ele deixe de ser o profissional que ele quer ser."

Além disso, reforçou que, caso o indivíduo queira trabalhar por conta própria, há o Programa Acredita, iniciativa de crédito com taxas de juros diferenciadas para pequenos empreendedores.

"Vai ser o maior programa de crédito já feito na história desse País para pequenos empreendedores porque, na verdade, a gente quer que a pessoa viva, que a pessoa vença. E se o cara tem vontade de vencer por conta própria, que vença."

Nesse sentido, afirmou que o papel do governo é dar apoio para o público-alvo. Mas, para isso, o PT precisa construir esse discurso e saber falar da mudança substancial no mundo do trabalho.

"O PT quando foi criado, a gente era vinculado em núcleo, núcleo por local de trabalho, núcleo por vila, núcleo por bairro, sabe? Acabou isso. Então o que nós precisamos é voltar a pensar na nossa organização."

AO VIVO | Entrevista exclusiva com o presidente Lula | O POVO no Rádio 11/10/24

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula Empregos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar