Governo quer estender crédito consignado a trabalhadores da iniciativa privada

O presidente da República disse que o assunto está sendo discutido entre os ministérios do Trabalho e da Fazenda

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta sexta-feira, 11, que seu governo quer estender o crédito consignado a trabalhadores da iniciativa privada. A entrevista exclusiva foi concedida ao jornalista Jocélio Leal na Rádio O POVO CBN.

Se isso acontecer, segundo ele, essas pessoas não precisarão recorrer ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - o mecanismo desagrada ao atual governo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Temos dois debates hoje. Tem o saque-aniversário do Fundo de Garantia, que é uma coisa que está causando um certo problema na poupança do FGTS, mas a gente tem noção de que não pode acabar, porque vai mexer com muita gente."

Além disso, falou que o objetivo é fazer com que os trabalhadores da iniciativa privada tenham o direito a crédito consignado.

"Acho que os trabalhadores vão concordar que se eles tiverem o crédito consignado não precisam comprometer seu Fundo de Garantia. Porque hoje o trabalhador que recebeu uma parte do Fundo de Garantia não pode retirar nem se for mandado embora, é um absurdo", disse Lula.

O presidente da república disse que o assunto está sendo discutido entre os ministérios do Trabalho e da Fazenda, e que não sabe se será possível o Executivo tomar alguma medida sobre o tema ainda em 2024. "É importante a gente não ter pressa para fazer para não fazer uma coisa errada", declarou.

AO VIVO | Entrevista exclusiva com o presidente Lula | O POVO no Rádio 11/10/24

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FGTS Lula Crédito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar