Governo do Ceará vai anunciar investimentos para o saneamento básico do litoral
Projeto visa impulsionar desenvolvimento sustentável da região, além de garantir melhores condições ambientaisO governo do Ceará deve anunciar, nos próximos dias, investimentos voltados para a área do saneamento básico, água potável e esgotamento litorâneo que irão beneficiar o litoral cearense.
As possibilidades foram discutidas na manhã desta quarta-feira, 2, por meio de uma reunião entre a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (Caf), em Brasília.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O encontro teve como objetivo discutir projetos vinculados ao Programa de Saneamento das Localidades Litorâneas do Ceará (Prosatur), que é um projeto da Setur financiado pela Caf, tendo como meta universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário nas localidades sanitárias.
Outro objetivo, segundo o programa, é melhorar as condições ambientais, promover a mitigação e resiliência climática e contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo e economia do Estado.
A universalização do saneamento é fundamental para o desenvolvimento dos destinos turísticos, afirma Yrwana Albuquerque.
“O saneamento garante não só a preservação ambiental, mas também a saúde e o bem-estar da população local e dos visitantes. Investir em saneamento é investir no futuro do turismo e na melhoria da vida de todos”, pontuou.
Leia mais
Para o coordenador do Prosatur, Luiz Mauro, o saneamento básico tem como objetivo principal melhorar a saúde das pessoas e contribuir para a preservação do meio ambiente.
"Além disso, a construção de sistemas de saneamento básico em localidades turísticas, foco do programa, visa dotar os municípios de infraestrutura necessária para atração de novos investimentos, movimentando a cadeia produtiva do turismo com geração de emprego e renda", frisa.
Na reunião, também esteve presente a Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seiad) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).