Ceará chega a 19 empresas que alcançaram certificação com selo ESG-Fiec

A certificação é concedida após um processo de verificação e validação de práticas sustentáveis

Quatro empresas cearenses receberam nesta quarta-feira, 2, o selo ESG-Fiec. Assim, o Estado chega ao total de 19 instituições com a certificação, concedida às indústrias que desenvolvem práticas relacionadas à sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa (ASG).

Veja no fim desta matéria a lista de empresas com o selo

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De diferentes segmentos industriais, as agraciadas com o selo foram a Duggê Sorvetes, Cinco Quinas Pães e Doces, Carnaúba do Brasil e Arcaplast.

Elas fazem parte do programa promovido pelo Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), no qual passam por um processo de verificação e validação de práticas.

Segundo o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, cerca de um terço das participantes do Programa de Selo ESG-Fiec é classificado como micro e pequenas empresas, o que demonstra que as indústrias cearenses "estão buscando se desenvolver de forma mais consciente e sustentável.'

“E isso me enche de orgulho, especialmente por saber que nós, indústria cearense, estamos dando exemplo para o resto do País. Não é por acaso que, após ver o sucesso que temos alcançado, outros estados têm nos procurado, buscando assessoria para a implantação de núcleos ESG em suas federações”, afirma Cavalcante.

As novas empresas certificadas destacaram que poucos investimentos foram necessários para atender aos critérios ASG e que parte das práticas já era desenvolvida antes do programa. Mas frisam que a partir do selo foi possível consolidar e documentar essas ações.

Socorro Castro, CEO da Duggê Sorvetes, conta que a instituição tem focado na economia de água, realizando o reaproveitamento do recurso vindo do ar-condicionado e a divulgação de comunicados educativos. Além de maior arborização de seus ambientes, há a pretensão de implementar a energia solar.

A Arcaplast, que atua na produção de utensílios domésticos, também apresentou ações voltadas ao uso de energia sustentável e redução do desperdício de água.

Com sua fábrica localizada no município de Horizonte, atualmente, ela conta com 157 funcionários. De acordo com Guilherme Pegado, cofundador da empresa, a meta é chegar a 200 trabalhadores em 2025.

Alex Martins, diretor geral da Cinco Quinas, explica que, além de utilizar energia renovável em toda a linha de produção, a panificadora realiza ações de otimização do uso de recursos e aprimoramento dos processos operacionais. Ele também destacou o papel dos colaboradores nesse processo.

“Assim, as práticas estão muito voltadas para cuidar dos nossos funcionários. Os espaços que a gente criou hoje, são espaços maravilhosos de descanso, espaços próprios para o descanso. Foram criados novos espaços dentro da padaria para a gente cuidar dessas pessoas”, conta o empreendedor.

A fabricante Carnaúba do Brasil, além de apresentar ações voltadas à conservação do bioma da planta, investiu na redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) com a compra de uma nova caldeira. Segundo Pedro Mapurunga, diretor de operações, a empresa objetiva ampliar o uso de placas solares em sua usina.

Veja a lista com as 19 empresas no Ceará que possuem o selo ESG-Fiec

  1. Vulcabras-CE, Calcados e Artigos Esportivos S/A
  2. Cerâmica Brasileira Cerbras Ltda.
  3. Alimempro Produtos Processados Ltda.
  4. Osasuna Participações Ltda (Jangadeiro Têxtil)
  5. BSPAR Incorporações Ltda.
  6. Norsa Refrigerantes S/A. (Coca-Cola)
  7. Qair Brasil Participacções S/A.
  8. 3E Eficiência Energética Ltda.
  9. Intrapack Indústria e Comércio de Plástico Ltda. (Intraplast)
  10. Multicor - Indústria Têxtil Ltda.
  11. Jaguatêxtil Jaguaruana Têxtil Ltda.
  12. Durametal Ltda.
  13. BCP Construções Ltda.
  14. Naturágua Águas Minerais Indústria e Comércio S.A.
  15. Benatêxtil Beneficiamento Têxtil Ltda.
  16. Maria do Socorro de Castro Santos - Me (Duggê)
  17. Arca Plast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda.
  18. Cinco Quinas Pães e Doces Ltda.
  19. Carnaúba do Brasil Ltda.

ESG: Profissionais capacitados e desafios das empresas para cumprir agenda 

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Empresas investimentos ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar