40% dos estabelecimentos cearenses acreditam que Lei Seca irá afetar faturamento

Caso seja aprovada, documento proíbe venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e durantes as eleições

Por conta da possibilidade da aplicação da Lei Seca, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e durante as eleições, 40% dos bares e restaurantes do Ceará estão projetando uma queda no faturamento de outubro.

A projeção foi apresentada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A associação também projeta, caso a medida seja aprovada, que 44% dos estabelecimentos acreditam que a lei afeta negativamente o movimento nos empreendimentos no dia da votação.

A não adesão por parte do Estado é defendida por Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará.

"A grande maioria dos estados brasileiros optam por não aderir à Lei Seca no dia da eleição. Em um estado como o Ceará, que já tem um processo eleitoral maduro, é lamentável que ainda exista essa preocupação com a Lei Seca, enquanto a maioria dos estados do País já eliminou essa prática, sem prejuízos à população ou à tranquilidade da votação", afirma.

Procurado pelo O POVO, o TRE-CE informa que ainda não decidiu, até esta quarta-feira, 2, sobre a aplicação da Lei Seca no Estado.

Nas últimas eleições, 2022 (nacional) e 2020 (municipais), o órgão aplicou a lei na Capital e em todos os municípios do Estado.

Setor pontua prejuízos

Além do setor pontuar o possível impacto da Lei Seca, outra questão, de acordo com o levantamento da Abrasel-CE, é o crescimento no número de empresas operando em prejuízo, de 23%, em agosto.

Atualmente, 43% das empresas têm dívidas em atraso, sendo as principais delas relacionadas a impostos federais, estaduais e empréstimos bancários.

“Enquanto a média nacional melhorou em agosto, o Ceará foi na contramão e o prejuízo aumentou, com um número crescente de empresas operando no vermelho. Mais da metade não conseguiu realizar lucro e sofre com grandes dívidas de impostos, ainda acumulados desde a pandemia”, destaca Taiene.

Veja todas as pesquisas para prefeito de Fortaleza e o que resultados indicam l O POVO NEWS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

comercio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar