Mulheres na liderança: quem são as CEOs do Ceará?

Segundo os últimos dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o número de empresas com sócias mulheres cresceu 33% no Estado

Mesmo com desafios, o número de empresas com sócias mulheres vem apresentando crescimento nos últimos anos. 

Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), este recorte obteve um crescimento de 33% nos dois primeiros meses de 2024, com 7.488 empresas lideradas por elas. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nesse sentido, O POVO realizou um levantamento com as mulheres que são CEOs (Chief Executive Officer), ou seja, diretoras gerais, ou estão no comando de empresas cearenses. Confira a lista mais abaixo.

Ainda segundo a pesquisa, em igual bimestre do ano anterior, a quantidade de aberturas chegou a 5.596 empresas com pessoas do gênero feminino à frente.

Quando se detalham as atividades exercidas, percebe-se que boa parte dos negócios pertence ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, totalizando 883 unidades.

Em seguida vêm comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, com 686 inaugurações, e promoção de vendas, com 614.

Porém, no topo do ranking está o setor de serviços, com maior quantidade de aberturas, alcançando 25.884 registros realizados pelas cearenses.

No balanço do ano passado, a Jucec ainda revela que o número de empresas com sócias mulheres no Ceará representou 42% do total de registros em todo o 2023.

Em suma foram 44.365 empresas. Já o saldo anual, que se refere a aberturas menos a quantidade de encerramentos, passa de 13 mil empresas delas no comando.

Quanto aos municípios do Ceará que estiveram à frente no desenvolvimento econômico feminino em 2023, destacam-se a capital Fortaleza, com 23.934, Juazeiro do Norte, com 1.579 e Caucaia, com 1.569.

Confira a lista de algumas mulheres no comando de empresas no Ceará

Ana Lúcia Bastos Mota

Comanda uma das principais indústrias de porcelanato e cerâmica do País, a Cerbras, com sede em Maracanaú (CE).

Almira Gomes Ferreira

É do Piauí, mas veio para o Ceará e aqui toca o Grupo AGF com duas marcas próprias de beachwear (moda praia): a R.do Sol e Sand Blue, além do private label e white label, com fábrica de 4 mil m² de área construída em Maracanaú.

Catarina Mirza

Catarina Mirza é diretora-executiva da Apoiar Soluções Administrativas, uma empresa especializada em oferecer suporte e soluções para o terceiro setor.

Daniela Cabral

Daniela Cabral é CEO da Acal Home Center, companhia voltada para venda de itens na área de construção ou reforma de imóveis. 

Djane Nogueira

Djane Nogueira é uma dos três diretores da AD2M Comunicação, negócio que busca oferecer soluções criativas e estratégicas para alcançar os objetivos dos clientes.

Eliziane Colares

A economista Eliziane Colares fundou, em 1995, a Advance Comunicação, agência full-service e one-stop shop de publicidade e propaganda, marketing e mídias sociais.

Emília Buarque

Também presidente do Lide Ceará, Emília Buarque foi a fundadora da Dinâmica Feiras e Eventos, empresa do setor turístico. 

Enid Câmara de Vasconcelos

Enid Câmara de Vasconcelos é a diretora da Prática Eventos, negócio voltado para a promoção e organização de eventos corporativos nacionais e internacionais.

Joselma Maria de Lima Oliveira

Joselma Maria de Lima Oliveira é a CEO da Pardal Sorvetes, marca cearense famosa de produção e venda de picolés e sorvetes. 

Juliana Freitas

Juliana Freitas é fundadora e CEO da FortBrasil, fintech cearense especializada na oferta de produtos financeiros para pessoas das classes C e D, em especial autônomos e trabalhadores informais.

Lia Quinderé

Lia Quinderé é fundadora e CEO da Sucré Alimentos, companhia nacional do mercado de alimentos, com snacks doces e salgados. 

Luciana Dummar

Luciana Dummar é a presidente institucional e publisher do Grupo de Comunicação O POVO, jornal mais antigo em circulação no Ceará, fundado em 7 de janeiro de 1928.

Mana Holanda

Mana Holanda foi uma das fundadoras e é a atual diretora financeira do Maraponga Mart Moda, shopping atacadista com foco no segmento de moda.

Noélia Fontenelle

Vale citar que Noélia fundou o Noélia Doces e Salgados, hoje comandado pelos filhos, de forma compartilhada,  Yuri e Yves.

Roseanne Pimentel

Roseanne Pimentel é a CEO da Key Solution, negócio de gestão, consultoria e educação empresarial que busca apoiar o desenvolvimento das empresas com soluções criativas.

Silene Gurgel

Silene Gurgel fundou a Fazendinha para oferecer um novo modelo de negócio para quem gosta de consumir carnes em Fortaleza

Tane Albuquerque

Fundadora do Grupo Meia Sola, criado em 1986, que possui cerca de 20 lojas (3 Meia Sola; 8 Arezzo, 3 Schutz, 3 Anacapri, 2 Meia Sola Off e 1 loja Brizza) e trabalha com calçados e acessórios femininos para as classes A e B

Ticiana Rolim Queiroz

Ticiana Rolim Queiroz é CEO da Somos Um, uma organização de apoio a negócios de impacto no Ceará para auxiliar no empreendedorismo. 

Tissiana Studart Sidrim

Tissiana Studart Sidrim é a diretora da Pole Alimentos, empresa de alimentos que reúnem marcas como Granja Regina, Merci e Gostosinha. 

Veja o que pensam as mulheres

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Empresas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar