Black Friday é a 2ª data comercial mais pesquisada no Brasil
Para se ter uma ideia, em novembro de 2023, período da última Black Friday, o termo registrou 3,5 milhões de buscas na internet
10:10 | Set. 19, 2024
A Black Friday é a 2ª data mais pesquisada no comércio entre setembro de 2023 e setembro de 2024, atrás apenas do “Dia dos Pais”. Aponta estudo realizado pela Agência Conversion, empresa especialista em análise de dados e SEO, com dados da ferramenta de pesquisa, Ahrefs.
Para se ter uma ideia, em novembro de 2023, período da última Black Friday, o termo registrou 3,5 milhões de buscas na internet, ficando a frente de datas como o “Dia das Mães” (2,8 milhões), “Dia dos Namorados" (1,7 milhão) e "Dia das Crianças" (1,6 milhão).
Já, a expectativa para a data em 2024, marcada para o dia 29 de novembro, é de que o termo seja procurado de 3 a 3,4 milhões de vezes, o que reflete o “contínuo interesse dos consumidores e a importância estratégica dessa data para os varejistas”, explica o estudo.
Além disso, de acordo com o levantamento “Comportamento de Compra e Tendências para a Black Friday 2024”, desenvolvido pela Opinion Box e Dito, a data traz expectativas de compras para 55% dos consumidores.
Leia mais
A pesquisa ainda afirma que a data “se tornou um termômetro para o desempenho do varejo no final do ano”, e que não é apenas “uma oportunidade para os consumidores economizarem, mas também um momento crucial para o comércio aumentar suas receitas e conquistar novos clientes”.
Dessa forma, o levantamento aponta que, as empresas estão investindo no uso de tecnologias avançadas para personalizar as ofertas e atender as expectativas e as demandas dos clientes.
Black Friday
A Black Friday, data comercial conhecida por seus descontos, começou nos Estados Unidos por causa do movimento de compras que ocorria no País após o feriado do “Dia de Ação de Graças”, celebrado na 4ª quinta-feira de novembro.
No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em novembro de 2010. O evento, que aconteceu de forma online, contou com a participação de cerca de 50 varejistas brasileiras.
Atualmente, a data não se limita mais a um único dia, podendo durar ter a duração de uma semana, “Black week”, ou de até um mês ,“Black November”.