Feira online reúne 2,5 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência

Do total de vagas, 114 são para o Nordeste. As oportunidades são para 100 companhias diferentes e são para diversas áreas, níveis e cargos

12:57 | Set. 18, 2024

Por: Maria Clara Moreira
A feira ocorre em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Inclui PcD, feira de empregabilidade para pessoas com deficiência (PcD), da startup Egalite, realiza, até esta quarta-feira, dia 18, sua 5ª edição. Ao todo, estão sendo oferecidas 5 mil vagas de empregos em 100 companhias diferentes. Destas 2,5 mil são para o Brasil, sendo 114 para o Nordeste.

A feira, que acontece em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, começou nessa terça-feira, 17, e assim como nas edições anteriores, o encontro segue no formato digital, com lives e palestras das empresas participantes. 

Para se inscrever, os candidatos interessados podem se cadastrar gratuitamente no site da feira, no qual deverão informar dados pessoas, profissionais e referentes a deficiência.

Os postos de trabalho são para diferentes áreas, níveis e cargos em companhias como a Ernst & Young Global Limited, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), o M Dias Branco, a Vivo, Petrobras, entre outras.

Na edição de 2023, dos candidatos inscritos, 48,34% possuíam ensino superior e 23,03% pós-graduação. O que, de acordo com a startup, demonstra uma maior parte com qualificação elevada, "fator relevante ao planejar estratégias de recrutamento e seleção".

Inclui PcD

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas que vivem com algum tipo de deficiência têm maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho e acesso à educação.

Desta forma, a feira Inclui PcD, que está em sua quinta edição, surgiu em 2020 com o intuito de diminuir os impactos causados pela pandemia, que foram ainda maiores para os indivíduos que possuem alguma deficiência.

Egalite

A feira foi criada pela startup Egalite, que é uma empresa que atua há 14 anos promovendo conexão, capacitação e inclusão das pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho. 

Em seu período de atuação, a startup já capacitou e empregou mais de 14 mil pessoas em todo país.

Além disso, em 2022, a Egalite marcou presença no Ranking Negócios em Expansão, realizado por uma parceria entre EXAME, BTG Pactual e PwC Brasil, que reconhece as pequenas e médias empresas que mais expandiram vendas.

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!

Mais notícias de Economia