Cartão MEI: Governo lança cartão exclusivo para microempreendedores
Iniciativa traz vantagens e busca incentivar o crescimento dos pequenos negócios no paísO Governo Federal lançou, nesta segunda-feira, 16, um cartão de crédito e débito direcionado ao Microempreendedor Individual (MEI). Em parceria com o Banco do Brasil, o Cartão MEI é encarado pelo governo como mais uma ferramenta para promover a formalização e facilitar operações comerciais dos pequenos negócios.
"O cartão é mais um passo importante para que as pessoas se sintam atendidas e respeitadas. [É uma forma de falar para elas] olha, você é uma pessoa reconhecida pelo Governo, você hoje é um empreendedor e a gente quer te prestigiar, e você, a partir disso, está também estimulando que as pessoas façam mais negócios", afirmou Marcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Lançado na MPE Week, evento realizado pelo Banco do Brasil em apoio a pequenas empresas, o cartão vem personalizado com nova logomarca exclusiva MEI, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor.
Quais as vantagens do Cartão MEI?
O novo produto tem anuidade zero, ou seja, não serão cobradas tarifas pelo banco para o uso do cartão. Para facilitar o controle financeiro e o fluxo de caixa dos pequenos negócios, outras vantagens apresentadas pelo Cartão MEI são:
- Permite o parcelamento de compras;
- Simplifica o processo de pagamento de contas;
- Possibilita o parcelamento de faturas.
Além dos benefícios financeiros, os clientes têm acesso de forma gratuita ao portal Liga PJ, onde poderão conferir conteúdos de capacitação empreendedora.
Outra plataforma que também poderá ser utilizada é o Universo Ourocard, onde podem ganhar prêmios ao participar de desafios e jogos.
Quem pode usar o Cartão MEI?
O benefício é exclusivo para o Microempreendedor Individual. Ou seja, precisa ter um faturamento de até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
De acordo com publicação do Governo, inicialmente o cartão será emitido exclusivamente pelo Banco do Brasil. Mas a expectativa é de que, em breve, outros bancos possam aderir à iniciativa de fortalecimento e apoio aos microempreendedores individuais.
Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais digitais!
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor