Reino Unido quer acordo de cooperação técnica em energia com o Ceará

Expectativa é de que parceria seja assinada durante as reuniões do G20 no Estado, que serão realizadas em outubro

17:06 | Set. 11, 2024

Por: Armando de Oliveira Lima
Roseane contou das articulações sobre o acordo (foto: FABIO LIMA)

A próxima agenda do G20 no Ceará deve selar um acordo de cooperação técnica entre o Reino Unido e o Ceará em energias renováveis.

As conversas sobre os detalhes estão em curso com o Consulado, segundo revelou a secretária estadual Roseane Medeiros (Assuntos Internacionais).

O papel do Ceará na transição energética do Brasil, dado o pioneirismo em energias renováveis e o protagonismo atual em hidrogênio verde, chamou a atenção dos ingleses, segundo ela.

Roseane atesta que a transição energética é “a área que o Ceará tem vantagem”, mas fala da necessidade de envolver outros temas na cooperação. “Óbvio que será preciso trabalhar na área de educação e eles têm interesse em digitalização”, acrescenta.

As reuniões técnicas e ministeriais do G20 voltadas à Educação serão realizadas entre 29 e 31 de outubro e encerram o calendário cearense no G20.

Caribe na mira do Brasil e do Ceará

A secretária de Assuntos Internacionais contou ainda que o governo cearense se prepara para sediar um evento “de interesse do governo federal” no qual o objetivo é aumentar as conexões logísticas entre o Brasil e os países do Caribe.

Estudos feitos pelo Ministério dos Portos, de acordo com ela, atestam essa baixa movimentação entre os terminais brasileiros e aquela região do Mundo.

Roseane acrescenta ainda que o interesse é de tornar o Pecém o principal ponto de escoamento de cargas brasileiras para esta região.

“Outro evento que reúne os temas de transição energética e turismo também deve acontecer em novembro”, disse a secretária sem adiantar detalhes.

HUB de hidrogênio verde no Ceará: Vantagens competitivas e impactos socieconômicos

Mais notícias de Economia