Enel termina estudo de linha verde Fortaleza-Jeri para carro elétrico neste ano

A informação é do presidente da distribuidora de energia do Estado, José Nunes de Almeida Neto, que estima um primeiro esboço do projeto para a CE-085 em até três meses

12:28 | Set. 11, 2024

Por: Armando de Oliveira Lima
Potencial turístico é diferencial para a escolha da linha verde em direção à Jijoca de Jericoacoara (foto: FCO FONTENELE)

A distribuidora de energia do Estado, Enel Ceará, tem previsão para concluir o primeiro esboço do estudo de uma linha verde para carros elétricos entre Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara (a 282,91 km de Fortaleza) até o fim deste ano. 

A informação é do presidente da distribuidora de energia do Estado, José Nunes de Almeida Neto, que participa do Proenergia Summit 2024, que ocorre nesta quarta-feira, 11, e vai até quinta-feira, 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.

Segundo ele, a estimativa é que sejam necessários pelo menos dez postos de recarga no trajeto entre as cidades cearenses.

"Estamos vendo como podemos ter parcerias para viabilizar esse corredor verde. E é uma tendência, sem dúvida nenhuma. Ontem estive conversando com investidores do Preá (praia localizada no município de Cruz, a 248,01 km da Capital), onde há em determinado local a limitação de circulação para veículos elétricos. Então sabemos que é uma tendência irreversível. Estaremos sem dúvida para viabilizar esse corredor verde", diz.

Outro assunto que Nunes acredita que deva entrar em discussão, mas somente após as eleições, não somente em Fortaleza, mas em todo o País, é a mobilidade elétrica do transporte coletivo.

"O tema deve retornar com força. isso traz grandes vantagens em termos de ruídos dos grandes centros urbanos, emissão de carbono", complementa.

Entenda o projeto da linha verde Fortaleza-Jericoacoara 

O primeiro projeto de rodovia com eletropostos estrategicamente instalados para o abastecimento de veículos eletrificados é previsto para a rodovia estadual CE-085 ao longo dos quase 300 quilômetros entre os municípios.

A informação foi revelada com exclusividade pelo O POVO em 29 de julho de 2024 pelo engenheiro Vicente Ferreira, vice-presidente no exercício da presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) e vice-presidente da Câmara Setorial de Energia da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE).

"Nós fizemos um estudo prévio, elaboramos um pré-projeto e já levamos para um parceiro privado, mas, se não der certo, temos planos B e C", afirmou, acrescentando que a iniciativa acontece independentemente das políticas públicas de estímulo ao setor.

Ele diz que há interlocução com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas o apoio pedido é institucional.

Leia também | Mobilidade sustentável: Cidades trabalham por meta "zero poluição"

Planejamento

O trajeto até Jericoacoara foi escolhido pelo apelo turístico da cidade, que atrai viajantes que estão em Fortaleza, e pela infraestrutura já disposta na rodovia CE-085, duplicada em boa parte há cerca de uma década.

O acionamento da Enel foi justamente para assegurar que a rede elétrica suporte a instalação de eletropostos com capacidade superior a 40 quilowatts, os quais permitem cargas rápidas nos veículos.

O parceiro privado mencionado pelo presidente em exercício do Sindipostos-CE é uma empresa geradora de energia.

Outras, especializadas em instalação de eletropontos, também devem ser envolvidas.

Sobre o investimento, apenas com os equipamentos projetados, o aporte gira em torno de R$ 3 milhões, inicialmente.

Mercado em expansão

A Linha Verde demonstra atenção dos proprietários de postos de combustíveis a uma frota que só cresce. Entre 2022 e 2023, a expansão da frota eletrificada (veículos 100% elétricos e híbridos) saltou 91%, de 909 unidades para 1.941.

Emplacamentos que devem ser superados em 2024, uma vez que os números do primeiro semestre computados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que 2.842 carros eletrificados foram vendidos no Estado.

É a terceira maior quantidade no ano entre os nordestinos, atrás de Bahia (2.292) e Pernambuco (2.117).

"O fator infraestrutura é preponderante para que você elimine, na minha opinião, a única barreira que existe pro carro elétrico a crescer exponencialmente", indica Carlos Augusto Serra Roma, diretor do Grupo de Infraestrutura e integrante do conselho da ABVE.

Ampliação dos eletropostos

A iniciativa cearense coloca o Estado na lista de unidades da federação que contam com infraestrutura para abastecimento de veículos elétricos ao longo de rodovias.

No Nordeste, há uma entre Salvador e Rio Grande do Norte, enquanto que, no Sudeste, rodovias entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram as primeiras a serem criadas no País.

Com um número de 30 e 40 postos previamente listados para compor a Linha Verde do Ceará, a quantidade de eletropostos deve saltar dos atuais 234, à medida que mais postos forem aderindo.

Apesar de contar com a terceira maior frota da Região, o Ceará é o que mais possui pontos de abastecimento para esse tipo de automóvel no Nordeste.

Adequação dos locais

A Linha Verde surge como a primeira tomada de decisão do Sindipostos rumo a este novo nicho de mercado dos carros elétricos, e deve ser o pontapé inicial para a criação de uma legislação local com regras para o tipo de serviço.

"Os postos têm tudo a ver com o carro e nós vamos ter uma convivência energética. O carro a combustão não vai acabar. Vai ter uma convivência de múltiplos combustíveis", projetou Vicente Ferreira.

O diretor da ABVE concorda com o empresário cearense. Em São Paulo, o executivo participou do primeiro grupo de trabalho para a formação de uma legislação estadual com regras para os eletropostos e disse que, além das áreas de prédios e shoppings, os postos devem continuar sendo o espaço adequado para o abastecimento.

Ferreira acredita ainda que a legislação em vias de consulta pública por lá deve ser espelhada pelo Ceará - onde ainda não há iniciativa do tipo, segundo o Sindipostos - e demais estados, em um movimento de padronização das regras em todo o País.

Como o aeroporto desafia a gestão turística e ambiental de Jericoacoara

Mais notícias de Economia