Futura Trends: evento entrega notebooks a 8 comunidades indígenas do CE
Ação foi realizada pelo Grupo de Comunicação O POVO em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas do estado do CearáO Futura Trends, seminário de formação executiva do Nordeste organizado pelo Grupo de Comunicação O POVO, realizou a entrega de notebooks para oito comunidades indígenas no Ceará.
A ação foi realizada nesta quinta-feira, 5, na 14ª edição do evento, que teve como tema central a “Transformação Digital, Liderança e Inovação Disruptiva: Tecnologias, Talentos e Processos Necessários às Organizações de Sucesso”, no Teatro RioMar Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O ato foi alinhado à causa ESG do evento, explica Nazareno Albuquerque, coordenador-geral do Futura Trends e comentarista econômico da rádio O POVO CBN.
A ideia surgiu quando a organização do seminário pensou em favorecer uma comunidade carente na área da ciência e tecnologia, mais especificamente para inclusão digital.
“Então a ação foi feita com a Secretaria dos Povos Indígenas do estado do Ceará, nós fizemos uma entrevista com a Cacika Juliana Alves, perguntando qual a força dessa atitude para as comunidades e ela falou que era ‘como cair do céu’, porque esses povos e essas tribos não têm computador. Então ela distribuiu entre oito povos indígenas aqui do Ceará”, detalha.
A doação dos dispositivos foi realizada pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), pelo Instituto Christus, pelo Sindilojas e pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).
Leia mais
Juliana Alves, secretária dos povos indígenas do Ceará e Cacika do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, destacou a importância da iniciativa para as comunidades.
“Para gente foi muito importante esse meio que foi pensado porque, de uma certa forma, acaba ajudando esses povos. Alguns têm suas próprias organizações, mas que às vezes não conseguem acessar um projeto porque não tem um computador, então para gente foi de extrema importância levar o nome desses povos”.
Quem recebeu os notebooks foram os povos de Tapeba, Jenipapo-Kanindé, Anacé, Kanindé, Pitaguari, Tabajara, indígenas de Poranga e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince).