Bondinho de Ubajara institui sistema de agendamento online para os turistas
No site é possível escolher entre diferentes opções de horários, de acordo com a disponibilidade e a capacidade máxima de cada viagem
10:32 | Set. 05, 2024
O Bondinho de Ubajara, ponto turístico da Serra da Ibiapaba, localizado a 353,6 quilômetros de Fortaleza, terá sistema de agendamento online, que, segundo a Secretaria do Turismo (Setur), tem o objetivo de “reduzir o tempo de espera e garantir uma visita mais organizada”.
O sistema, que foi lançado na quarta-feira, 4, já está disponível para os usuários e pode ser acessado por este link.
No site é possível escolher entre diferentes opções de horários, de acordo com a disponibilidade e a capacidade máxima de cada viagem.
Vale destacar que, desde o dia três deste mês, para realizar o agendamento, os visitantes devem entregar três quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa Ceará sem Fome.
Entretanto, grupos organizados por escolas públicas, beneficiários dos programas sociais do Governo estadual e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), crianças com deficiência, neurodivergência, Organizações não Governamentais (ONGs) e projetos sociais terão direito a gratuidade.
Leia mais
De acordo com a secretária de turismo do Estado, Yrwana Albuquerque, o sistema foi aplicado por causa do aumento da movimentação de turistas no local no período da alta estação.
A titular da Setur afirma que, apenas em julho, o bondinho recebeu cerca de 50 mil usuários. Além disso, o Parque Nacional de Ubajara é o nono mais visitado do Brasil, impulsionado pelo funcionamento do bondinho.
“O agendamento prévio não só facilita a logística de quem busca a experiência no equipamento, mas também garante que todos possam programar com antecedência seus roteiros na região e aproveitar a experiência”, destaca.
Bondinho de Ubajara
O Bondinho de Ubajara é formado por duas cabines com capacidade de transportar sete passageiros e um cabideiro cada.
O percurso é de 550 metros, com ida e volta, e o equipamento é suspenso por cabos de aço que ligam a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara.