Fortaleza ocupa 1º lugar em empreendedorismo no Brasil, em ranking
Foi a segunda vez consecutiva na posição. Cidade se destacou também com a 16ª colocação no ranking geral, a 4ª no eixo de tecnologia e inovação e a 8ª no de mobilidade
11:53 | Set. 04, 2024
Fortaleza é, pelo segundo ano consecutivo, líder em empreendedorismo no Brasil. A Cidade se destacou também com a 16ª posição no ranking geral, a 4ª no eixo de tecnologia e inovação e a 8ª no de mobilidade.
As informações são do Ranking Connected Smart Cities (CSC) 2024 que foi divulgado durante evento em São Paulo na terça-feira, 3. Na ocasião, a Capital também conquistou o nível prata de boas práticas de cidades inteligentes com o Selo CSC.
De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Rodrigo Nogueira, as colocações refletem as políticas públicas que focam em reduzir as desigualdades.
“Capacitamos mais de 120 mil pessoas através de programas como Fortaleza Capacita, em parceria com o Sebrae, e Fortaleza + Futuro, em parceria com Senai e Senac. Desde janeiro de 2021 a Cidade tem um saldo de 123 mil empregos com carteira assinada, sendo o maior estoque de vagas da região Nordeste. Também somos o maior PIB do Nordeste", comentou.
Leia mais
O secretário também destaca as leis de incentivos fiscais da Cidade, reforçando que ajudam a atrair grandes empreendimentos para Fortaleza.
O gestor municipal comenta sobre o esforço em levar projetos como o Meu Bairro Empreendedor, que possui o intuito de desenvolver a economia local, por meio da criação do Centro de Referência do Empreendedor (CRE) e da implantação da Rua do Comércio.
Connected Smart Cities e Mobility
A 10ª edição da Connected Smart Cities e Mobility teve 11 eixos temáticos, destes Fortaleza ficou entre as 10 primeiras posições em três, empreendedorismo (1ª), tecnologia e inovação (4ª) e mobilidade (8ª).
Entretanto, nos eixos de meio ambiente e economia, a Capital do Ceará não se configurou entre as 100 primeiras. Já o eixo de energia não possui ranking.
Confira a posição da Cidade nos demais eixos temáticos:
- Governança: 33ª
- Saúde: 57ª
- Educação 72ª
- Segurança: 74ª
- Urbanismo: 90ª lugar
O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2024 faz parte de estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta.
A lista mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022.
O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2024 conta com 74 indicadores.
Selo Connected Smart Cities
O Selo foi criado pela plataforma Connected Smart Cities em parceria com a empresa Soluções Públicas Inteligentes (Spin) e avalia ações e nível de envolvimento das cidades do País em 6 dimensões, 5 de caráter autodeclarado e uma considerando o resultado das edições anteriores.