Icatu atinge R$ 160 milhões em prêmios de seguro de vida no 1º semestre no Ceará

Empresa mira expansão para interior do Estado, com previsão de abertura de filial em Juazeiro do Norte

10:21 | Set. 03, 2024

Por: Ana Luiza Serrão
Seguro de vida é um dos focos da operação da Icatu Seguros. (foto: Drazen Zigic/Freepik)

A Icatu Seguros, seguradora brasileira independente, alcançou a marca de R$ 160 milhões em prêmios de seguro de vida no primeiro semestre de 2024 no Ceará.

Este valor representa a quantia paga pelos segurados em troca da cobertura oferecida pela empresa e confere à Icatu uma participação de 20% no mercado estadual.

O montante registrado superou, ainda, os R$ 136,4 milhões obtidos em igual período de 2023.

O diretor da regional Nordeste da Icatu Seguros, Henrique Jenkins, destacou que o mercado de seguros no Ceará tem mostrado um crescimento robusto, com taxas superiores a dois dígitos nos últimos três anos.

A tendência é que esse crescimento continue nos próximos anos, com destaque para o setor de seguros de vida, tanto empresarial quanto individual, além do segmento de previdência privada, que teve uma mudança positiva após anos de resgates.

“Hoje, o Ceará já pode ser considerado um dos grandes players. Ele já ultrapassou Pernambuco em percentual e está se aproximando do maior player na região Nordeste, que é a Bahia”, detalha Henrique em entrevista ao O POVO.

Expansão no Interior

A Icatu também tem olhado para regiões do interior cearense, como Juazeiro do Norte e Sobral, investindo em equipes e visitas regulares, ao reconhecer o impacto econômico desses municípios na economia cearense.

“Estamos analisando a abertura de uma filial em Juazeiro do Norte, já em processo de estudo. A viabilidade está sendo analisada, mas a tendência é que possamos ter essa filial nos próximos seis meses, no início de 2025”, pontua Henrique.

Com sede no Rio de Janeiro e 39 filiais pelo Brasil, incluindo Fortaleza, a Icatu Seguros conta com 10 milhões de clientes, 10 mil corretores, mais de 350 parceiros institucionais e cerca de 2,2 mil funcionários nas áreas de seguro de vida, previdência privada e capitalização.

Conscientização sobre seguros

O gerente comercial na Icatu Seguros, Ednaldo Ribeiro Coutinho Junior, ressaltou que a pandemia de covid-19 contribuiu para uma maior conscientização sobre seguros, com um aumento na procura durante e após o período pandêmico.

A empresa está focada em educar a população sobre a importância, principalmente, dos seguros de vida e da previdência privada, enfatizando a necessidade de proteção e planejamento sucessório familiar.

"Isso é fundamental para pensar no longo prazo, seja para deixar uma pensão ou ter uma renda em caso de invalidez, independentemente do INSS. A pandemia trouxe essa conscientização, com um olhar mais atento para o seguro de vida", explica também Henrique.

Jovens na mira

Além disso, a empresa tem se ajustado para atender às necessidades do público jovem por meio da inovação e da utilização de inteligência artificial. “Essas gerações não vão mais até a loja; elas querem que a loja vá até elas, virtualmente”, diz Ednaldo.

“Esse comportamento mudou muito, e a inteligência artificial tem sido um caminho que encurta essa distância de percepção. Temos conseguido desenvolver soluções que realmente aproximam a gente desse público”, acrescenta o gerente.

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