Jaguaruana terá novo parque solar com investimento de R$ 630 milhões
Complexo Arapuá visa movimentar mais de 600 contêineres, cerca de 390.000 módulos fotovoltaicos, pelo Porto de PecémA Kroma Energia, comercializadora de energia do Nordeste, assinou o contrato de R$ 630 milhões com a WEG, empresa global de eletrônicos, para a construção de um parque solar em Jaguaruana, município 185,99 quilômetros (km) de Fortaleza, na região do Vale do Jaguaribe.
Assinado na última quarta-feira, 28, o projeto Complexo Arapuá tem previsão para iniciar sua operação no primeiro trimestre de 2023, com uma capacidade instalada de 250 megawatt-pico (MWp).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A parceria irá fornecer escopo completo com os módulos fotovoltaicos, trackers, inversores, subestação de energia e bay de conexão com a concessionária local, contemplando engenharia e montagem eletromecânica.
O conjunto de usinas terá uma produção anual de cerca de 537 gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer mais de 288 mil residências.
Ainda, o complexo visa movimentar mais de 600 contêineres, ou seja, cerca de 390.000 módulos fotovoltaicos pelo Porto do Pecém até outubro.
A parceria entre os grupos é um marco entre a transição energética e a sustentabilidade, afirma Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia.
Leia mais
“Este empreendimento não apenas contribui significativamente para a ampliação da matriz energética limpa do País, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região. Estamos orgulhosos em dar este passo decisivo e confiantes nos benefícios duradouros que ele trará para o futuro energético do Brasil”.
“Este contrato, simboliza a relevância e a escala deste projeto, além de reforçar nosso compromisso com a transição energética e o desenvolvimento sustentável do país", reforça Manfred Peter Johann, diretor superintendente de automação da WEG.