Bolsa Família: saiba como contestar transferência indevida em caso de golpe

O movimento surge após denúncia de famílias que sofreram golpe com mensagens falsas e tiveram parte ou todo o benefício retirado de suas contas

Beneficiários do Programa Bolsa Família (BPF) que forem vítimas de golpes que resultarem na remoção indevida do ordenado de suas contas têm três alternativas para contestar a transferência. Veja mais abaixo as orientações.

O anúncio foi publicado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na quarta-feira, 28. O movimento surge após denúncia de famílias que sofreram golpe com mensagens falsas e tiveram parte ou todo o benefício retirado de suas contas.

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Com o intuito de prevenir que novas pessoas sejam vítimas, o ministro do MDS, Wellington Dias, reforça que a comunicação com as famílias é realizada por meio de mensagens nos extratos bancários e no próprio aplicativo do programa.

“O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e tirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para você clicar em links”, destaca o ministro.

Além disso, Wellington complementa que “se aconteceu algum golpe, a orientação é de procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência e com isso vai ser analisado o seu caso, podendo ter o ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”

Confira o que fazer caso vocês seja vítima do golpe

A primeira opção apresentada pela MDS é de ir presencialmente a uma agência da Caixa Econômica em posse do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identificação com foto.

A segunda é realizar a contestação pelo aplicativo Caixa TEM. O prazo para a análise é de 10 dias úteis.

No aplicativo o beneficiário deve seguir os seguintes passos: clique no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.”

Já a terceira alternativa é ligar para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da caixa, no número 0800.726.0101 e escolher a opção 6, na qual a pessoa terá que informar o CPF e o número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar.

O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.

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