Bolsa Família: saiba como contestar transferência indevida em caso de golpe
O movimento surge após denúncia de famílias que sofreram golpe com mensagens falsas e tiveram parte ou todo o benefício retirado de suas contas
12:21 | Ago. 29, 2024
Beneficiários do Programa Bolsa Família (BPF) que forem vítimas de golpes que resultarem na remoção indevida do ordenado de suas contas têm três alternativas para contestar a transferência. Veja mais abaixo as orientações.
O anúncio foi publicado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na quarta-feira, 28. O movimento surge após denúncia de famílias que sofreram golpe com mensagens falsas e tiveram parte ou todo o benefício retirado de suas contas.
Com o intuito de prevenir que novas pessoas sejam vítimas, o ministro do MDS, Wellington Dias, reforça que a comunicação com as famílias é realizada por meio de mensagens nos extratos bancários e no próprio aplicativo do programa.
“O MDS tem recebido denúncias de que pessoas estão aplicando um golpe e tirando dinheiro de beneficiários do Bolsa Família. Imediatamente acionamos a Caixa Econômica. E orientamos: o Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para você clicar em links”, destaca o ministro.
Leia mais
Além disso, Wellington complementa que “se aconteceu algum golpe, a orientação é de procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência e com isso vai ser analisado o seu caso, podendo ter o ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”
Confira o que fazer caso vocês seja vítima do golpe
A primeira opção apresentada pela MDS é de ir presencialmente a uma agência da Caixa Econômica em posse do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identificação com foto.
A segunda é realizar a contestação pelo aplicativo Caixa TEM. O prazo para a análise é de 10 dias úteis.
No aplicativo o beneficiário deve seguir os seguintes passos: clique no ícone ajustes; Minha conta; contestar transação; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final apresentará a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.”
Já a terceira alternativa é ligar para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da caixa, no número 0800.726.0101 e escolher a opção 6, na qual a pessoa terá que informar o CPF e o número da conta, a data e valor da transação que não reconhece e deseja contestar.
O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a transação.