Elmano se reúne com BNDES para falar sobre crédito a projetos de hidrogênio
Com seis pré-contratos e empresas com primeiros licenciamentos ambientais prévios liberados para projetos de hidrogênio a serem instalados no Porto do Pecém, Ceará quer garantir apoio do BNDES aos projetos
14:42 | Ago. 20, 2024
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), tem reunião marcada com a cúpula da diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro.
Ao O POVO, Elmano destaca que a agenda envolve a discussão de futuros financiamentos para o hub de hidrogênio verde no Ceará. Segundo o governador, a ideia é ter apoio do BNDES nos projetos atraídos pelo Estado. Uma empresa (de nome não confirmado por Elmano) já conseguiu contato e sinalizações positivas do banco de desenvolvimento.
Seja por meio de falas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou mesmo do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a agenda de transição energética é tratada como prioridade e os recursos para financiamentos devem ser liberados.
O BNDES já demonstrou interesse em apoiar projetos de hidrogênio verde no Ceará. Elmano destaca que esses projetos são estratégicos para o Estado, que já conta com seis pré-contratos e empresas com primeiros licenciamentos ambientais prévios liberados.
Leia mais
-
Senado deve votar PL do hidrogênio nesta semana, diz Elmano
-
IFCE lança edital para pós-graduação em hidrogênio verde no Ceará; veja vagas
-
Câmara aprova novo projeto do hidrogênio verde para garantir R$ 18,3 bi em incentivos fiscais
-
Primeiros investimentos de hidrogênio no Ceará são previstos para 2025, diz governo
"Queremos ter a segurança na decisão do Brasil de que efetivamente o BNDES precisa entrar no desenho financeiro necessário. Nós estamos falando de investimentos da ordem de US$ 30 bilhões e é preciso se preparar."
Ainda segundo Elmano, a intenção é que o BNDES seja parceiro da oferta de crédito às empresas. "Nem todo recurso é do BNDES, mas é financiar uma parte desses investimentos. Vamos conversar", completa.
Ainda em relação à reunião, o momento deve ser oportunidade também para falar de outros assuntos, como projetos de infraestrutura, investimentos em energias renováveis de produção eólica e solar, além de iniciativas relacionadas ao saneamento básico.
As afirmações de Elmano foram feitas com exclusividade, durante visita do governador ao Grupo de Comunicação O POVO na manhã desta terça-feira, 20.