Segurados do INSS: como bloquear desconto de entidades associativas no benefício

Para evitar descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios, o segurado pode solicitar o bloqueio preventivo para esses abatimentos

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que se depararem com desconto não autorizado no benefício mensal, realizado por entidades ou associações, por meio da chamada mensalidade associativa, podem solicitar de imediato o bloqueio dos descontos.

A ação pode ser realizada por meio do serviço "excluir mensalidade associativa", disponível no site Meu INSS, aplicativo de celular, ou pela Central 135.

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Confira abaixo o passo a passo

  • Entre no Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular)
  • Faça login com CPF e senha do Gov.br
  • Clique no botão Novo pedido
  • Digite Excluir mensalidade
  • Clique no nome do serviço/benefício
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Para evitar descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios, o segurado pode solicitar o bloqueio preventivo para esses abatimentos. O serviço também está disponível no Meu INSS.

Veja o caminho para prevenir descontos:

  • Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular)
  • Faça o login pelo CPF e a senha da sua conta Gov.br
  • No campo de pesquisa da página inicial, digite Solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Vale lembrar que todos os benefícios do INSS que começaram a partir de setembro de 2021 já estão com o bloqueio para descontos de mensalidades associativas.

Neste caso, para desbloquear é necessário que o segurado solicite o serviço mediante uso de biometria.

É possível ainda reaver descontos indevidos realizados por entidades associativas.

O caminho é entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade, no contracheque.

Também é possível enviar e-mail para [email protected], informando o ocorrido.

O INSS irá entrar em contato com a entidade autora do desconto em folha, solicitando os documentos que autorizaram o desconto ou a devolução dos valores.

Outras reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados de associações ou entidades podem ser registradas diretamente no Portal Consumidor.Gov e na Ouvidoria do INSS, por meio da Plataforma Fala BR.

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