Maior navio da história do Porto do Pecém desembarca com 1.600 contêineres
Trata-se do MSC Jewel de 366 metros de comprimento, que atraca pela primeira vez no porto e é 33 metros maior que o recorde de atracação anterior
17:39 | Ago. 09, 2024
O maior navio da história do Porto do Pecém desembarcou no terminal portuário cearense com aproximadamente 1.600 contêineres.
Trata-se do MSC Jewel de 366 metros de comprimento, que atraca pela primeira vez no porto e é 33 metros maior que o recorde de atracação anterior.
A embarcação vem do Porto de Caucedo, na República Dominicana, e do Pecém irá para o Porto de Suape, em Pernambuco.
A operação é uma escala teste extra da Ásia. Segundo o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães, navios desse porte significam menos emissão de CO2 por tonelada transportada.
Para Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo, “esse gigante da MSC consegue maximizar toda a sua capacidade com o calado de 15,3 metros" do terminal portuário.
“Além de avançarmos com os nossos projetos no campo de hidrogênio verde, o Porto do Pecém segue crescendo em sua movimentação. Isso é reflexo do empenho das nossas equipes. E essa atracação, em especial, foi um trabalho conjunto entre as autoridades portuária e marítima e a praticagem”, complementa André.
Ele se refere à movimentação de cargas do Porto do Pecém, que cresceu 11,3% no primeiro semestre de 2024 ante igual período do ano passado.
Foram quase nove milhões de toneladas movimentadas de janeiro a junho.
A movimentação de contêineres também cresceu: foram 235.186 TEUs, resultado 16% maior que o obtido no mesmo período de 2023.