1.800 vagas para qualificação em energias renováveis estão abertas no Ceará; veja
As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 13 até o dia 30 de agosto. Para poder participar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e no mínimo 16 anosProjeto H-Tec, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), irá selecionar 1.800 jovens cearenses para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde.
O edital da seleção foi lançado pelo Governo do Ceará na quinta-feira, 8. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 13 até o dia 30 de agosto no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Para poder participar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e no mínimo 16 anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além disso, cada aluno receberá bolsa de R$ 300 por quatro meses por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), como forma de apoio para as formações.
De acordo com Sandra Monteiro, titular da Secitece, a ação visa inserir os jovens do Estado neste novo mercado de energias renováveis.
"Estamos em um esforço conjunto, pensado como uma estratégia para o desenvolvimento e inclusão dentro da área das energias renováveis. Seguimos com o compromisso de qualificar cada vez mais os cearenses”, afirmou.
O resultado final da seleção será divulgado dia 10 de setembro e as aulas, deste primeiro ciclo, devem ser iniciadas em outubro e acontecerão em seis laboratórios espalhados por todo o estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim.
Os municípios de Acaraú, Amontada, Cedro, Fortim, Quixeré, São Benedito e Tauá também receberão laboratórios.
Segundo Elmano de Freitas, Governador do Ceará, o critério para a escolha dos municípios foi "a presença de mais investimentos de empresas e demanda para o mercado de trabalho na área das energias renováveis”, destacou.
Projeto H-Tec
O projeto, dividido em três fases, tem o objetivo de formar 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. Na primeira fase já foram formados 1.050 multiplicadores. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos.
A iniciativa da Secitece conta ainda com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).