Dia dos Pais: como evitar golpes nas compras e facilitar troca de presentes
Loja não é obrigada a fazer a troca de presentes devido a modelo, cor ou tamanho, mas deverá cumprir caso tenha prometido. Veja mais dicas para compras segurasUma das datas comemorativas mais tradicionais do ano, o Dia dos Pais, festejado no Brasil no próximo domingo, 11, leva consumidores para as compras em shoppings, no comércio de rua e também nas lojas online. Para compras seguras e sem dor de cabeça, o momento de presentear uma pessoa querida requer alguns cuidados.
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A principal regra para não cair em golpes atrás de bons preços já é antiga conhecida: "jamais clicar em links de promoções recebidas por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp". É o que orienta Eneylândia Rabelo, presidente do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza).
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Neste período de aquecimento do comércio, é comum o aumento da quantidade de consumidores que caem em golpes nas redes sociais, atraídos por preços e facilidades de pagamento.
"A dica é ficar atento e hesitar nos casos de preços abaixo dos praticados no mercado", explica. "Também é importante confirmar a existência da empresa por meio de endereço físico, telefone e cadastro com CNPJ, além de obter referências sobre a atividade empresarial do fornecedor em sites de reclamações e órgãos de defesa do consumidor", reforça Eneylândia.
Ela recomenda ainda dar preferência ao pagamento em cartão de crédito, pois, caso haja algum problema, é possível suspender o pagamento.
"Nos aplicativos de cartão de crédito e de bancos é possível gerar um cartão virtual temporário, que expira ao realizar o pagamento, evitando, assim, clonagem de dados", indica.
Outro cuidado é consultar o histórico de reclamações contra a empresa, o site de vendas ou até mesmo as lojas que comercializam pelas redes sociais. Quanto mais informação sobre a atividade comercial do fornecedor, melhor será para evitar possíveis transtornos.
Dia dos Pais: dicas e direitos na compra e troca de presentes
Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a troca de presentes. O Procon Fortaleza reforça que a loja não é obrigada a fazer a troca de presentes pelo modelo, cor ou tamanho. Porém, casos tenha prometido, deverá cumprir — afinal, utilizou estas condições como publicidade para atrair o consumidor à aquisição do produto ou serviço.
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O órgão reforça as recomendações e elenca algumas das principais dicas e direitos na compra e troca de presentes. Confira:
1 - Produto em promoção ou liquidação possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC)
2 - Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho
3 - Se for comprar pela internet, consulte o histórico da empresa em sites de busca e verifique se a loja informa dados como CNPJ, endereço, telefone ou e-mail
4 - Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto
5 - No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro
6 - A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito
7 - A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias, e de produto/serviço durável é de 90 dias, segundo o Código de Defesa do Consumidor
8 - A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses
9 - Em lojas físicas, o próprio consumidor deve passar o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa, sempre conferindo o valor antes de digitar a senha e proteger o código de segurança da visibilidade de outras pessoas
10 - Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente
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