Gestão do Metrofor abre inscrições para permissionários no entorno das estações

Vendedores podem enviar propostas para ocupar espaços nas estações do metrô com pequenos negócios. Pessoas físicas podem participar do processo

18:26 | Ago. 05, 2024

Por: Samuel Pimentel
Metrofor realizará cadastro de vendedores (foto: Mauri Melo em 30/09/2019)

A administração da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos (Metrofor) autorizou a realização de inscrições para regularizar a instalação de espaços para pequenos comércios em áreas no entorno das estações do Metrô de Fortaleza. A partir do dia 8 serão iniciados os cadastros no site www.metrofor.ce.gov.br/negocios/

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e diz respeito ao procedimento para exploração temporária de espaços ao redor do Metrofor para uso comercial mediante credenciamento.

A principal intenção é organizar o comércio já presente no entorno de algumas estações e definir espaços para essas pessoas.

Conforme O POVO apurou, os empreendedores que tiverem o cadastro aceito pelo Metrofor contribuirão mensalmente com valores populares para ocupar os espaços.

Os espaços que serão liberados são áreas externas das estações - calçadas, os acessos.

É justamentente nesses pontos que aparecem pessoas querendo montar quiosques, instalar carrinhos etc. A ideia é oficializar e ordenar a ocupação do espaço.

O chamamento também estabelece que o cadastro seja feito gratuitamente de forma online.

Barbara Araújo, assessora da diretoria de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor, responsável pela gestação de receitas acessórias - ou seja, receitas não provenientes da operação, destaca que já havia demanda dos próprios vendedores para que um processo como esse fosse realizado.

Porém, o Metrofor ainda não possuía área responsável por receitas não provenientes da operação.

Ela explica que os cadastros vão passar por uma avaliação do Metrofor para depois ser emitida a autorização de uso do espaço.

"Os vendedores se cadastram e selecionam no nosso sistema uma oportunidade de negócio que vai estar lá disponível. Vamos disponibilizar espaços em determinadas estações, nós estamos iniciando com Vila União e Expedicionários, mas a ideia é que isso aconteça em todos os nossos espaços, posteriormente", afirma.

Mais notícias de Economia