Lula assina contrato para Transnordestina, mas valor ainda não foi liberado; entenda

Todavia, os recursos financeiros ainda precisam ser liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

A ordem de serviço da Transnordestina entre Quixeramobim (212,24 km de Fortaleza) e Quixadá (169,61 km), no Ceará, foi assinada nesta sexta-feira, 2 de agosto, às 11h49min, no Pecém. 

A empresa Marquise será responsável pela obra, cujos investimentos são de R$ 3,6 bilhões.

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Fica autorizado, assim, o início dos serviços de infraestrutura do lote MVP 6 da Transnordestina.

Todavia, o ministro Renan Filho chamou atenção no palco ao dizer que os recursos financeiros aguardam liberação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Renan fez um apelo ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para liberar o dinheiro o mais breve possível.

O presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho, pareceu reclamar com Lula, na hora da assinatura, para acelerar a liberação do dinheiro no banco. Lula também cobrou o dirigente do BNDES sobre isso no evento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou que críticos falavam que não valia a pena fazer grandes obras como a Transnordestina devido ao alto custo.

Mas contrapõe dizendo que, na verdade, o que custa muito é o Nordeste não ter um projeto como a Transnordestina, além do desenvolvimento para a região.

O chefe do Executivo pediu para Tufi firmar o compromisso de que vai terminar as obras em 2026, partindo do Pecém para o interior do Estado e vice-versa. "Se for necessário, coloque três turnos de obra", pediu.

O ministro Silvio Costa Filho pontuou que, quando a Transnordestina estiver pronta, a competitividade dos portos deve aumentar em mais de 20% já no primeiro momento.

Elmano de Freitas, governador do Ceará, complementou que isso permitirá que o Ceará receba soja e milho mais baratos, beneficiando também a bacia leiteira do Estado e o setor de calçados. "A conclusão da Transnordestina permitirá uma significativa redução dos custos."

A ordem de serviço foi assinada pelos ministros Renan Filho, dos Transportes, Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, pelo governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, pelo presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho e pelo diretor da Construtora Marquise, Renan Carvalho.

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Saiba detalhes da obra da Transnordestina

 

A ordem de serviço para a Transnordestina assinada nesta sexta-feira, 2, prevê a execução das obras do lote 6 no Ceará, entre Quixeramobim e Quixadá, com extensão de 51 km, avançando em direção ao Porto do Pecém.

Com isso, ela se soma às obras que estão em andamento nos lotes 4 e 5, entre as cidades de Acopiara e Quixeramobim, com 102 km.

Atualmente, estão concluídos 673 km dos 1.206 km de extensão da ferrovia. Com a contratação do lote 6, restará contratar uma extensão de cerca de 230 km até o Porto do Pecém.

A partir das obras, serão criados mais mil empregos diretos, segundo a Transnordestina Logística S.A, responsável pelo empreendimento.

Somados aos 2,5 mil gerados no momento, a empresa destaca a geração de 3,5 mil oportunidades diretas.

Agora, a expectativa é contratar mais três lotes ainda em 2024, preparando a ferrovia para iniciar em 2025 uma fase de comissionamento (testes), já com os primeiros transportes de cargas.

Entrariam nesta etapa especialmente soja, farelo de soja, milho e calcário, a partir do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí e indo até a região Centro-Sul do Ceará e algumas regiões de Pernambuco.

Conforme a TLSA, considerando a fase I do projeto, que vai de Paes Landim (Piauí) até Acopiara (a 350,93 km de Fortaleza), no Ceará, já estão concluídos cerca de 70% do empreendimento.

A conexão do Piauí com o porto do Pecém é o foco desta fase, que deve ser finalizada até 2027, quando a ferrovia entra em operação.

Já a fase II, que vai de Eliseu Martins a Paes Landim (ambas no Piauí), tem prazo de conclusão até 2029 conforme cronograma aprovado.

Prioritariamente no Ceará, a Transnordestina deve atuar com três terminais de carga, atendendo não somente os grandes produtores de grãos a partir do Piauí, mas também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores do Ceará.

Um dos terminais, por exemplo, tem foco em grãos, e ficará na região entre Iguatu (a 388,82 km da Capital) e Quixadá.

A localização dos outros dois - um para combustíveis e outro para fertilizantes – ainda será definida pela empresa.

Para a TLSA, "a Transnordestina é uma importante e fundamental alternativa logística para o Nordeste e para o Brasil. Como alavanca de desenvolvimento, a ferrovia representará um novo marco no escoamento de produtos da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), diminuindo o custo logístico e tornando os produtos brasileiros competitivos no mercado mundial."

A empresa complementa que a ferrovia é um indutor de negócios em toda a sua região de influência, "tendo potencial de gerar milhares de empregos e transformar a realidade do Nordeste."

"Além disso, o projeto está alinhado à agenda de ESG do Grupo CSN, que tem como um dos compromissos o desenvolvimento socioambiental no entorno de suas operações", complementa em comunicado após a assinatura da ordem de serviço.

Quais as outras agendas de Lula no Ceará?

O presidente desembarcou em Fortaleza nesta sexta-feira, 2, para cumprir agendas administrativas. Lula anuncia a ampliação do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), no Centro de Eventos, às 15 horas.

O evento conta com o ministro Camilo Santana (PT) e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). 

O presidente também participa de evento no Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante.

Na ocasião, Lula sanciona o Marco Legal do Hidrogênio Verde e o projeto de lei que garante o financiamento da Transnordestina em R$ 3,6 bilhões.

Vinda do presidente foi tratada em reunião entre Lula, José Guimarães, Elmano de Freitas e Camilo Santana(Foto: Divulgação/Assessoria/José Guimarães)
Foto: Divulgação/Assessoria/José Guimarães Vinda do presidente foi tratada em reunião entre Lula, José Guimarães, Elmano de Freitas e Camilo Santana

A agenda do presidente foi estabelecida após reunião, em Brasília, com Guimarães, Camilo e Elmano na quinta-feira, dia 25. 

Esta é a quarta visita de Lula ao Ceará, sendo a mais recente ocorrida no último mês de junho, quando anunciou investimentos em educação e inaugurou conjunto habitacional.

A primeira ocorreu ainda em janeiro, quando ele inaugurou a pedra fundamental do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza.

A segunda foi em Iguatu, na Região Centro-sul cearense, quando assinou em abril ordem de serviço do Ramal do Salgado, estrutura de segurança hídrica e visitou obras da Transnordestina.

Por que o PDT é contra visita de Lula?

A visita do presidente ocorre sob cobrança do PDT, partido do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, para que Lula não esteja em palanque com o Evandro.

André Figueiredo (PDT), presidente nacional, relatou insatisfação caso se concretize, alegando que o PDT também é da base de Lula a nível federal, ocupando inclusive o Ministério da Previdência.

"Nada mais justo que, em Fortaleza, pelo menos ele não vir ao palanque do nosso adversário, que inclusive já foi do PDT. É simples assim. É lógico que tudo tem ônus e bônus, e esperamos que ele não venha”, disse André.

Apesar disso, petistas graduados e aliados já davam como certa a vinda de Lula, inclusive para a convenção.

O deputado Guimarães (PT) afirmou que há um compromisso, inclusive com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, de trazer o presidente da República para a campanha de Evandro. 

*Com informações dos jornalistas Samuel Pimentel e Guilherme Gonsalves. Atualizado em tempo real.

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