Ceará atrai 60% dos turistas de aventura para praticar kitesurfe
Dados da Setur indicam que o destino é um dos mais buscados tanto por atletas quanto por amadores
10:10 | Ago. 02, 2024
Com ventos fortes e belas praias, o Ceará tem sido procurado por turistas interessados em esportes e aventuras devido ao kitesurfe. No último ano, de um total de 226 mil destes turistas que visitaram o Estado, 60% vieram pela prática do kite.
Os dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) indicam que o destino é um dos mais buscados tanto por atletas quanto por amadores. O estudo buscou analisar os impactos econômicos e sociais da atividade.
Nos últimos dez anos, o kitesurfe impulsionou o desenvolvimento da infraestrutura de pequenas vilas de pescadores pelo Estado, como a Praia do Preá – ao lado de Jericoacoara. A Taíba e o Cumbuco, mais próximos de Fortaleza, também são polos da prática.
Kitesurfe impulsiona economia
A Setur cita o kite como um importante vetor econômico para o Turismo no Ceará, tanto é que o Estado instituiu que 1º de agosto seria o Dia do Kitesurfe e do Kitesurfista, a partir da Lei Estadual Nº 16.586/2018.
“O Ceará é um estado que concentra excelentes condições de ventos para prática do kitesurfe e possui uma infraestrutura capaz de receber desde atletas de alto nível até pessoas interessadas em iniciar a prática", segundo a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque.
"A relevância dessa modalidade para o turismo é imensa, por isso seguiremos acreditando e promovendo cada vez mais o estado com esse objetivo. O kite atrai turistas de várias partes do mundo, assim como também grandes investimentos", acrescenta.
O aumento da demanda por serviços de hospedagens, transportes e alimentação foram mencionados como benefícios para o Turismo, além da valorização imobiliária e do incentivo ao empreendedorismo, com a criação de lojas e escolinhas voltadas ao kite.
Perfil dos turistas
Mais da metade dos turistas que vem ao Ceará para a prática do kitesurfe são de outros países. A outra metade é composta, principalmente, de nordestinos e paulistas. Sem contar os próprios cearenses que movimentam os polos do kite.
A França é o principal mercado emissor neste cenário, depois vem a Argentina, Portugal e Itália. O tempo médio de permanência do atleta internacional no Estado é de 12 dias, com um gasto médio diário de R$ 7.312 – 30% direcionado à aquisição de novos produtos para o velejo.
Kitesurfe nas Olimpíadas de Paris
O kitesurfe foi incluído como modalidade de competição nas Olimpíadas de Paris 2024, o que, segundo a Setur, abre novas oportunidades para o Ceará devido ao aumento na popularidade da prática esportiva.
O Governo do Ceará aproveitou para promover os seus destinos litorâneos em Paris, com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Na Casa Brasil, onde fica o estande do Estado, os turistas poderão conhecer a infraestrutura e opções de locais para a prática do kitesurfe, com destaque para as praias do Cumbuco, Jericoacoara-Preá, Icaraizinho de Amontada e Canoa Quebrada.
Mais voos entre Ceará e Europa
A companhia aérea Air France também anunciou um incremento de voos para o Ceará. A partir de outubro, mais dois voos serão adicionados no trajeto Paris-Fortaleza, totalizando cinco voos por semana.
O Ceará também conta com nove voos semanais para Portugal, cuja operação é da aérea TAP.
A Fraport Brasil frisa que segue trabalhando para o fortalecimento e crescimento das operações do Aeroporto de Fortaleza, com a oferta de novas rotas, novas lojas e opções de gastronomia para os passageiros.
Para isso, em dezembro, a empresa lançou o novo Plano de Incentivo para voos regulares. O programa refere-se a benefícios vinculados às receitas tarifárias, com o objetivo de incentivar os voos domésticos na capital cearense.
Movimentação internacional
Em termos de movimentação, os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que o Aeroporto de Fortaleza movimentou 32.409 passageiros em maio, acima de Salvador (24.958) e Recife (21.215).
O Ceará foi o estado das regiões Norte e Nordeste que mais atraiu turistas internacionais pelo segundo mês seguido.
Na contabilização de janeiro a maio, o crescimento no fluxo internacional foi de 60,34%, também com base em iguais meses de 2023. A movimentação foi de 99.270 passageiros no ano passado, a qual subiu para 159.167.
*Em colaboração com Beatriz Cavalcante