UFC divulga novos editais para desenvolvimento de startups

Programa do Partec recebe inscrições até 26 de agosto; veja como realizar a inscrição e mais detalhes sobre a iniciativa

O Programa de Desenvolvimento de Startups, do Parque Tecnológico (Partec), da Universidade Federal do Ceará (UFC), está com seleção aberta, até o dia 26 deste mês, para projetos de empreendimentos inovadores.

Além de ser voltado para estudantes da graduação, pós-graduação, servidores docentes e técnicos administrativos da UFC, o projeto também é para quem empreende fora da universidade. Veja mais detalhes abaixo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Programa de Desenvolvimento de Startups: modalidades

O programa do Partec está estruturado por dois editais, contemplando as seguintes modalidades de vinculação: pré-incubação residente e não residente, e incubação residente e não residente.

Pré-incubação residente e não residente

A modalidade de pré-incubação tem iniciativa de promover a orientação de projetos de negócios nascentes de base tecnológica, idealizados para desenvolver produtos, processos, serviços ou tecnologias inovadoras, por empreendedores (as).

Para realizar a inscrição, os locais de instalações das startups devem ser no Campus do Pici - CEI (Sede do Partec), Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Russas, Campus de Crateús e Campus de Itapajé.

Cronograma do edital

  • 26 de agosto: prazo final para inscrição (até às 23h59min)
  • 4 de setembro: resultado final da análise prévia das propostas - 1ª fase
  • 25 de setembro: resultado preliminar da análise de mérito das propostas - 2ª fase
  • 2 de outubro: resultado final de todo o processo seletivo
  • 16 de outubro: previsão de assinatura do termo de compromisso (até 15 dias após o resultado final)

Confira AQUI o edital

Incubação residente e não residente

Já na modalidade de incubação, com o mesmo objetivo de atuação, a iniciativa é voltada para empreendedores (as) individuais ou por empresas em geral.

Para realizar as inscrições, os locais de instalações das startups devem ser no Campus do Pici - CEI (Sede do Partec), Campus do Pici (Great), Campus do Pici (LPTS), Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Campus de Russas, Campus de Crateús e Campus de Itapajé.

Cronograma do edital

  • 26 de agosto: prazo final para inscrição (até às 23h59min)
  • 4 de setembro: resultado final da análise prévia das propostas - 1ª fase
  • 18 de setembro: resultado final da análise de mérito das propostas - 2ª fase
  • 23 e 24 de setembro: apresentação dos pitches pelos (as) empreendedores (as) - 3ª fase
  • 2 de outubro: resultado final de todo o processo seletivo

Veja AQUI o edital

Os projetos devem ser inscritos pela pessoa empreendedora líder proponente do projeto de startup.

Programa de Desenvolvimento de Startups: mais detalhes

Podem ser apresentados projetos de startups na forma de empreendimentos inovadores em estágio inicial e de base tecnológica, incluindo negócios de impacto socioambiental, spin-offs acadêmicos e micro e pequenas empresas.

Além do acesso a áreas, salas individualizadas e ambientes compartilhados na forma de coworking, o programa oferece capacitação das equipes selecionadas quanto à modelagem, à validação e ao desenvolvimento de negócios por meio de workshops, palestras e debates.

Também será ofertado conexões com empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional.

Outro benefício é o fornecimento de orientações para acessar editais e programas de fomento à inovação, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Também há o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco do Nordeste (BNB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

O apoio da Partec ao desenvolvimento de novos negócios inovadores tem o intuito de fortalecer o empreendedorismo inovador entre os membros da comunidade acadêmica, afirma Abraão Saraiva, diretor-presidente do Partec.

"Dessa forma, ocorre a aliança entre teoria e prática de forma multidisciplinar e articulada com atores do ecossistema empreendedor, tendo como foco contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do País".

Para Barros Neto, pró-reitor-adjunto de relações interinstitucionais da UFC e diretor-adjunto do Partec, a busca por conexões entre a academia, o setor público e a iniciativa privada contribui para a geração de oportunidades à comunidade acadêmica da UFC.

"As possibilidades de realização de projetos e parcerias de forma a gerar inovações integradas às demandas da sociedade".

Casa Azul e o novo mercado de startups | O POVO Tecnologia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar