Usuários relatam falhas em aplicativo de saúde após apagão cibernético

Conforme O POVO apurou, muitos exames da Unimed estão sendo negados para os pacientes nas clínicas; empresa afirmou que aplicativo será estabilizado às 12 horas

Os usuários que utilizam o aplicativo da Unimed estão relatando instabilidade no serviço após o apagão cibernético que atingiu serviços de comunicação em todo o mundo nesta sexta-feira, 19.

Conforme O POVO apurou, muitos exames estão sendo negados para os pacientes nas clínicas, por causa das falhas, sem uma previsão de autorização. As consultas, no entanto, não estão sendo afetadas. 

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"Não funciona o telefone para o cliente ligar, só quem consegue falar com eles são os prestadores de serviço, pois o números são internos. Tem muitos exames que estão sendo negados para as pacientes nas clínicas, e sem previsão de autorização", detalhou a fonte. 

Nesse sentido, os pacientes que estão com exames negados estão se dirigindo a sede da Unimed para solucionar as pendências, já que o SAC não funciona.

Além disso, foram enviadas notificações para o celular dos clientes do plano de saúde, por volta das 10 horas desta manhã.

"Uma falha cibernética global na manhã desta sexta-feira, 19, afetou nossos sistemas causando uma inconsistência nas ligações de SAC e Suporte Empresarial. Estamos atuando para normalizar o mais breve. Agradecemos a compreensão", disse na mensagem. 

Porém, às 11 horas, foi enviada uma errata, explicando que a Unimed Fortaleza não foi afetada pelo incidente global noticiado nesta manhã. 

"Informamos que apenas os nossos serviços de atendimento telefônico, SAC e Suporte Empresarial, estão passando por instabilidades, com previsão de normalização às 12:00. Pedimos desculpas pelo transtorno. Agradecemos a compreensão", destacou na mensagem. 

O POVO procurou a Unimed Fortaleza para entender se o problema tem relação com o apagão. Em nota, a empresa respondeu que, embora não foi tenha sido afetada pelo incidente global ocorrido nesta sexta-feira devido a uma falha no software de segurança da empresa CrowdStrike, o fornecedor de serviços telefônicos da Unimed Fortaleza identificou inconsistências nos canais de comunicação.

"O fornecedor de serviços telefônicos da Unimed Fortaleza identificou inconsistências nos canais de comunicação, resultando em instabilidade no atendimento telefônico, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Suporte Empresarial. Os sistemas estão sendo restabelecidos de maneira ágil e gradual, mas ressalta que não tem relação com o apagão global", informou em nota.

A empresa reforça que a operadora comunicou diretamente o ocorrido aos beneficiários, por meio de mensagem no aplicativo, mantendo a transparência e a comunicação aberta. "A Unimed Fortaleza lamenta os inconvenientes que essa situação possa ter causado aos seus beneficiários." 

Serviços públicos de saúde não foram afetados

Vale ressaltar ainda que os serviços públicos de saúde não foram afetados com a falha cibernética. Em Fortaleza, a Rede Municipal de Saúde afirmou que "não foi afetada com o ataque cibernético e que os serviços de saúde estão funcionando normalmente."

Já a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que "as unidades da Rede Sesa não foram afetadas pelo apagão cibernético."

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