Movimentação de cargas na ZPE Ceará cresce 5,8% no 1º semestre de 2024
Segundo o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, o indicador mostra a pujança econômica da indústria cearense que passa pela Zona de Exportação
A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) movimentou 5.194.800 toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), um crescimento de 5,8% em relação a igual período do ano passado.
Segundo o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, o indicador mostra a pujança econômica da indústria cearense que passa pela Zona de Exportação, cuja as operações funcionam, de forma ininterrupta, durante 24 horas por dia ao longo dos sete dias da semana.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Fábio diz que os números são um demonstrativo do quanto o parque industrial cearense está crescendo, no que tange à exportação e ao próprio mercado interno; citando, ainda, uma alta de 18,4% nas cargas movimentadas entre o primeiro e o segundo trimestre em 2024.
No segundo trimestre, a ZPE Ceará contou, de forma detalhada, com uma movimentação de mais de 2,8 milhões de toneladas de cargas, o que, em comparação com o segundo trimestre de 2023, também mostra um crescimento positivo de 8,34%.
"Crescemos mais do que no ano passado e a tendência este ano é crescer mais ainda. Foi 18% a mais de crescimento só comparando trimestre com trimestre deste ano", pontua Fábio, que vê a otimização de processos dar mais celeridade às operações.
"Com a utilização do nosso Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (Sica), o acesso de veículos à nossa área alfandegada ocorre em menos de um minuto, sem uso de papel. A meta é seguir modernizando nossos procedimentos operacionais", pontua.
Cargas na ZPE
No primeiro semestre, a principal carga movimentada na ZPE Ceará foi o minério de ferro, acumulando 2.327.397 toneladas, o equivalente a um avanço de 18% em relação a igual período do ano anterior.
Já as placas de aço produzidas na usina siderúrgica ArcelorMittal Pecém, localizada no Setor 1 da ZPE, responderam a 1.433.248 toneladas, um montante 6,6% maior ao registrado nos seis primeiros meses de 2023.
Na visão de Fábio Feijó, o cenário indica "que a economia cearense está muito bem e que o instrumento Zona de Processamento de Exportação também está indo muito bem; e ratifica que essa política pública é importantíssima para o Estado do Ceará."
Outra carga que contou com movimentação considerável no período foi o carvão, com 1.331.070 toneladas (t), que representa alta de 65,7% entre o primeiro semestre deste ano e o primeiro semestre do ano passado.
Coque (53.665 t), oxigênio (15.996 t), refratário (9.951 t), ferro manganês (9.065 t), nitrogênio (7.738 t), aparelhos, máquinas, motores e peças (3.843 t) e argônio (2.828 t) também tiveram um bom desempenho na movimentação de cargas.
Hidrogênio Verde
A ZPE Ceará dispõe de seis pré-contratos assinados para instalação de unidades fabris de hidrogênio verde (H2V) no Porto do Pecém, envolvendo as empresas AES Brasil, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortescue, FRV e Voltalia.
Estes documentos somam mais de US$ 8 bilhões em investimentos até 2030, e levam a mais de 500 hectares reservados no Setor 2 da ZPE Ceará. A estimativa é que haja incremento nos 80 mil empregos diretos e indiretos que já existem na região. Este número pode dobrar.
"Precisamos ampliar e avançar em novos segmentos para poder atrair conquistas e toda a estrutura que já fizemos para novas indústrias e novos projetos, por exemplo, o hidrogênio verde e outros", detalha Fábio.
“Estamos em negociações avançadas para consolidar os projetos de hidrogênio verde no Setor 2. Queremos ir além, com a chegada de novos projetos e novas oportunidades de emprego e renda para a população cearense”, acrescenta.
O Porto do Pecém como a casa do hub de Hidrogênio Verde
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor