Ibovespa abre em alta após apagão cibernético; B3 diz que não foi afetada

B3 diz que seus serviços não foram afetados, enquanto Ibovespa abre em alta nesta sexta-feira

O Índice Bovespa (Ibovespa) abriu em alta de 0,29%, a 127.934 mil pontos, após um apagão cibernético global ter ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 19. Os dados foram coletados às 10h10min.

Bolsa de valores brasileira, a B3 informou que nenhum dos seus serviços e plataformas de operação foi afetado pela falha técnica ocasionada no apagão cibernético.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Reforçamos que nossos sistemas continuam operando e aptos para pleno funcionamento do mercado", segundo nota enviada na manhã desta sexta.

Bolsas da Europa caem após apagão

Índices das bolsas de valores da Europa têm operado em queda nesta sexta-feira, 19, em meio a um apagão cibernético global, que ocorre desde a madrugada.

Ações das empresas de tecnologia Microsoft e de cibersegurança CrowdStrike também caíam no pré-mercado dos Estados Unidos.

O índice que representa centenas de empresas em diversos países europeus, o STOXX Europe 600, caía 0,47% por volta das 9h30min, no horário de Brasília.

Já o principal índice de ações da Alemanha, denominado Deutscher Aktienindex (DAX), recuava 0,62% no momento.

No Reino Unido, o índice Financial Times Stock Exchange 100 Index (FTSE 100), que inclui as 100 maiores empresas listadas na London Stock Exchange, operava em queda de 0,53%.

O "Cotation Assistée en Continu" (CAC), do mercado de ações da França, recuava 0,56%, enquanto o Milano Indice di Borsa (FTSE MIB), na Itália, apresentava retração de 0,70%.

As ações da Microsoft e da CrowdStrike, no pré-mercado dos Estados Unidos, caíam 1,37% e 12,58%, respectivamente.

Entenda o apagão cibernético

O diretor-presidente da CrowdStrike, George Kurtz, informou que foi encontrada uma falha em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows, programa da Microsoft.

"Não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada", esclareceu no X e LinkedIn.

A Microsoft, por sua vez, comunicou que uma falha impediu a utilização de softwares e serviços da companhia de tecnologia.

"Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços", destacou a empresa nas redes sociais.

 

*Com informações de AFP e Agência Estado

Apagão cibernético: possibilidade de ataque hacker é descartado por especialistas l O POVO NEWS

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mercado de capitais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar