Apagão cibernético causa falhas em bancos; veja quem conseguiu normalizar

BB e Itaú afirmam que canais digitais funcionam normalmente. Já outros bancos brasileiros, como Bradesco, registraram problemas; entenda o apagão cibernético

Em meio ao apagão cibernético que atingiu serviços de comunicação em todo o mundo, o Banco do Brasil e o Itaú informaram ao O POVO que seus canais digitais estão funcionando normalmente nesta sexta-feira, 19. Confira a situação de outros bancos abaixo

"O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente", informou, por meio de nota.

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"O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente", explicou o banco público, também em nota.

Já o Nubank destacou que seus serviços seguem operando normalmente, porém, registraram uma falha nos canais de atendimento ao cliente.

"O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações."

Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal também informou por meio de nota que "não teve nenhum impacto nos serviços disponibilizados aos clientes do banco."

O Banco Inter comunicou que "em razão de uma falha técnica global, detectamos instabilidades pontuais em nossa mesa de operação de renda variável e Home Broker no início da manhã e que já foram resolvidas. Nosso Super App não foi afetado e seguimos operando normalmente."

Além disso, o Banco Central ressaltou, por meio da sua assessoria de imprensa, que todos os seus sistemas seguem com o funcionamento normal.

Bradesco segue com instabilidade por conta do apagão

Em nota enviada ao O POVO, o Bradesco informou que seus canais digitais foram afetados pelo apagão, condição que também se estende ao Next, marca digital do conglomerado. Porém, os terminais físicos de autoatendimento seguem em funcionamento. 

"Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente", informou a instituição financeira. 

Apagão cibernético: Banco Pan também foi impactado

O POVO também entrou em contato com o Banco Pan, que informou que foi impactado pela indisponibilidade originada na atualização do software de um se seus fornecedores.

Porém confirmou, em nota, que "O PAN já restabeleceu alguns de seus serviços e continua atuando para a normalização integral das funcionalidades. O banco reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento".

A interrupção nos serviços foi atribuída a uma atualização nos sistemas da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, com impacto na Microsoft.

Relatos de usuários, na rede social X (antigo Twitter), dão conta de problemas em outros bancos, como o Neon, mas ainda não há confirmação de que estão relacionados ao apagão global.

O que diz a Febraban?

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente.

"Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante."

Companhias aéreas internacionais paralisaram seus voos

Companhias aéreas estadunidenses como a American Airlines, United e Delta paralisaram todos os seus voos e não há previsão para o retorno. No entanto, a JetBlue, que opera voos domésticos nos EUA, segue com operações normais.

Os problemas também afetaram os aeroportos de

  • Berlim, na Alemanha;
  • Amsterdã-Schiphol, nos Países Baixos;
  • Zurique, na Suiça; 
  • Hong Kong, na China;
  • e Espanha.

Três companhias aéreas indianas — IndiGo, SpiceJet e Akasa Air — também afirmaram que foram atingidas.

Empresa CrowdStrike informou que está corrigindo o problema

Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor "Falcon" e que foram causadas por uma atualização.

 

A empresa anunciou uma nova atualização para os seus clientes na última segunda-feira, 15, para “impedir violações com velocidade e precisão sem precedentes”, escreveu em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).

A CrowdStrike fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo para encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers.

Falha "perturba as operações informáticas" de Paris-2024, diz comitê olímpico

O comitê de organização dos Jogos Olímpicos de Paris, que iniciam no próximo dia 26 de julho, admitiu que a falha global "perturba as operações informáticas" dos Jogos.

"Paris-2024 foi informado de problemas técnicos mundiais que afetam os programas da Microsoft. Esses problemas perturbam as operações informáticas", disse o comitê em um comunicado. (Com AFP, Agência Estado e Mariana Fernandes)

 
 

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