Azul alerta para atrasos em voos após apagão cibernético; entenda
Conforme a nota enviada pela empresa, o problema ocorre devido à intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação
12:22 | Jul. 19, 2024
A Azul Linhas Aéreas alertou que alguns voos podem sofrer atrasos pontuais após o o apagão cibernético que atingiu serviços de comunicação em todo o mundo nesta sexta-feira, 19.
Conforme a nota enviada pela empresa ao O POVO, o problema ocorre devido à intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial.
"A recomendação é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes", ressaltou.
Thaís Simões, de 46 anos, mora em São Paulo e está em Fortaleza, juntamente com o marido e as duas filhas, para as férias. Hoje é o dia do seu retorno, porém, a Azul comunicou que o voo poderia atrasar até 40 minutos.
Leia mais
Além disso, outros problemas surgiram no Aeroporto de Fortaleza: as telas de check-in da companhia área Latam estão fora do ar. Ao todo, são 12 telas disponíveis para realizar o procedimento, porém, apenas duas estão funcionando. Isso, portanto, causou uma fila no local.
Contudo, a empresa não confirma relação com o problema global. Em nota, informou que, até o momento, a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial.
"O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução neste site. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros", afirmou.
Também por meio de nota, a Fraport, administradora do Aeroporto de Fortaleza, disse que o sistema da Latam apresentou instabilidade, porém, mais informações seriam apenas com a própria empresa. Já "os sistemas do Fortaleza Airport seguem operando normalmente."
Vale ressaltar ainda que a companhia aérea Gol informou ao O POVO, que "os sistemas e as operações da GOL nos aeroportos não sofreram impactos até o momento."