Ceará foi 5º estado mais visitado no último verão, aponta pesquisa
Para 2024, destino aparece como tendo a 4ª maior pretensão de viagens do brasileiro, sendo apontado por 9% dos potenciais turistas, segundo estudo do Ministério do TurismoO Ceará aparece como o 5º estado mais visitado do País no último verão, segundo aponta pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), tendo sido escolhido como destino de viagens no período por 7% dos entrevistados.
O estado aparece ainda na 2ª posição do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia (12%), que empata nacionalmente com o Rio de Janeiro. Acima dos dois estados aparece São Paulo, destino mais visitado pelo brasileiro no verão passado, com 19%. Pouco acima do Ceará, aparece ainda Santa Catarina (9%). Os dados constam no levantamento “Tendências de Turismo”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quando consideradas as pretensões de viagem para este ano, o estado aparece ainda mais bem colocado, na 4ª posição nacional, com 9% das intenções. Regionalmente, a Bahia segue liderando, com 11%. São Paulo e Rio de Janeiro figuram empatados no topo, ambos com 15%.
Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerquem o estado "é um destino que, sem sombra de dúvidas, encanta turistas do mundo todo com suas praias paradisíacas, cultura rica e gastronomia única. A combinação de belezas naturais, como Jericoacoara e Canoa Quebrada, e a hospitalidade calorosa dos cearenses, transforma o estado em um verdadeiro paraíso para os visitantes".
Ela acrescenta que "as diversas opções de lazer, que vão desde esportes radicais até passeios culturais, garantem experiências memoráveis para todos os tipos de viajantes. Com isso, o Ceará reafirma sua posição como um dos destinos mais desejados do Brasil".
Por outro lado, quando considerados destinos específicos, quer sejam municípios ou conjuntos de municípios, nenhum destino cearense apareceu entre os 15 mais cotados para 2024.
Nesse recorte, Salvador (BA) lidera com 7,1%, seguida de perto por Fernando de Noronha, com 6,9% e da cidade do Rio de Janeiro, com 6,7%.
Comportamento do turista
O levantamento também apontou outras preferências e comportamentos dos turistas brasileiros. Os destinos de sol e praia, por exemplo, lideram com folga. Cerca de 51% disse preferir esse tipo de destino para viagens de lazer.
As viagens para o campo (destinos rurais) ou com caráter de ecoturismo aparecem empatadas na segunda posição, com 9% cada uma. Viagens com fins de saúde e bem-estar ou com busca de diversão noturna, figuram na terceira posição, com 5%.
Quanto aos meios de transporte mais utilizados nas viagens do verão, o carro próprio aparece na liderança, com 45%, seguido pelas viagens de ônibus, com 29%, e das viagens de avião, com 23%. Com relação aos meios de hospedagem, predominam as casas de amigos ou familiares, com 47%, seguidas pelos hoteis, com 29%, e pelas pousadas, com 16%.
Ajuda virtual
Tanto no caso de compra de passagens quanto de hospedagem, a internet é o meio preferido de 48% dos turistas, seguido pelo meio físico.
Já no que se refere às buscas de informações sobre os destinos, as redes sociais são o meio preferido, com 47%, seguido de perto pelas dicas de familiares e amigos, com 45%.
"A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo País e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia”, avaliou o ministro do Turismo, Celso Sabino.