Senai e Vestas firmam parceria para capacitar jovens e desenvolver carreiras verdes no Brasil; veja

O acordo irá conceder bolsa integral para a realização do curso técnico para 60 jovens, de 14 a 24 anos, que possuem o ensino médio completo

Parceria entre a empresa Vestas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) irá conceder bolsa integral para curso técnico especializado em eletromecânica com o intuito de apoiar o desenvolvimento de carreiras verdes e novos empregos no setor de eólicas no Brasil.

A primeira turma será formada por 60 aprendizes, de 18 a 24 anos e ensino médio completo, que serão contratados pela Vestas nos meses de agosto e setembro, e qualificados pelo Senai em Eletromecânica.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Após a formação, os jovens poderão atuar em parques eólicos localizados no Rio Grande do Norte e na Bahia.

De acordo com as empresas, a oferta de cursos será expandida gradativamente para outros estados. Além disso, estarão disponíveis também para profissionais com idades acima de 25 anos, como opção de capacitação complementar e de atualização de conhecimentos.

A grade curricular será desenvolvida de forma conjunta. Para o João Guilherme Alves, vice-presidente de Pessoas & Cultura da Vestas na América Latina, a parceria permitirá a construção de um ensino técnico mais robusto para o setor.

“O setor como um todo poderá ser beneficiado por essa iniciativa, contando com o SENAI como parceiro forte, teremos um hub completo de formação de profissionais altamente qualificados para protagonizar as ações de mudança de uma indústria em crescimento", destaca o vice-presidente.

O diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, reforça que o acordo mostra o comprometimento da instituição em “oferecer uma formação especializada e alinhada com as novas tecnologias e processos do setor de energias renováveis”.

Além disso, destaca a necessidade de profissionais capacitados no País para o desenvolvimento do mercado de transição energética. Pois, “A transição energética é uma demanda e uma realidade para a indústria; e o Brasil tem grande potencial”, comentou Gustavo Leal.

Empregos verdes no Brasil

O Brasil detém 10% dos empregos verdes gerados em todo o mundo e já ocupa a segunda posição em geração de empregos no setor de energia, com 68 mil postos de trabalho somente em energia eólica.

Os dados são do levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, sigla em inglês). Segundo a instituição, o setor de energias renováveis deve conseguir criar, até 2030, mais de 38 milhões de novas oportunidades de emprego em todo o mundo.

De acordo com o estudo, a migração para fontes de energia renováveis não trará só benefícios climáticos, como também ajudará na diversificação da matriz energética, com influência na criação de empregos, descarbonização e transformação dos setores industriais.

Senai

O Senai é o principal parceiro da indústria para formação profissional e serviços de tecnologia e inovação para o setor. Desde sua criação, em 1942, a instituição já formou mais de 89 milhões de trabalhadores em cursos de diferentes modalidades, como qualificação, técnico e superior.

Vestas

A Vestas, empresa de energia eólica dinamarquesa, possui mais de 177 GW de turbinas eólicas em 88 países No Brasil, a Vestas é líder no segmento de soluções de energia eólica.

Além disso, por três anos, o empreendimento foi reconhecido como o mais sustentável do mundo no setor de energia e Top 2 em 2024 quando considerados todos os setores da economia.

Veja saídas para economizar na conta de energia

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Energia Empresas Empregos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar