Aeroporto de Fortaleza opera com 155 voos extras em julho; Rio lidera entre conexões
Capital fluminense terá 57 voos adicionais. Na sequência, aparecem Belo Horizonte, com 24, e São Paulo (Congonhas), com 23 voos adicionais
17:32 | Jul. 10, 2024
O Aeroporto de Fortaleza conta com 155 voos extras neste mês de julho, na comparação com períodos de operação regular, conforme levantamento da Secretaria do Turismo do Ceará.
A liderança, entre as conexões com a capital cearense, é do Rio de Janeiro, com 57 voos adicionais partindo da capital fluminense. Na sequência aparecem Belo Horizonte, com 24, e São Paulo (Congonhas), com 23 voos adicionais.
Outros 42 voos adicionais partem de quatro cidades paulistas: Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. São Paulo é o principal estado emissor de turistas para o Ceará no País. No Nordeste, vale destacar o acréscimo de 5 novos voos, no período, para Recife, e, no Norte, 4 novos voos para Belém.
Leia mais
“Essa ação de fortalecimento da malha aérea se traduz em aumento do fluxo e, consequentemente, mais emprego e renda sendo gerada por meio da atividade do turismo”, destacou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, acrescentando que também há previsão de aumento de fluxo de turistas no Aeroporto de Jericoacoara, situado em Cruz (a 235 km de Fortaleza), município vizinho de Jijoca de Jericoacoara.
A expectativa é a de que o equipamento seja o terceiro mais movimentado em julho, entre os 28 aeroportos administrados pela Infraero, recebendo cerca de 22 mil passageiros.
Alta estação
Além das férias escolares na maior parte do Brasil, o mês de julho também abre a chamada alta estação, com destaque para a temporada dos ventos que se estende até meados de outubro, trazendo grande fluxo de turistas estrangeiros, notadamente da Europa.
Nesse sentido, a Secretaria do Turismo também fez um primeiro balanço sobre o início da alta estação, registrando taxa de ocupação hoteleira superior aos 80% em Camocim e também no Porto das Dunas, no município de Aquiraz, e acima de 70%, em praias como Jericoacoara, Cumbuco (no município de Caucaia) e Mundaú (no Trairi).
Nas regiões serranas, o primeiro fim de semana de julho também registrou boa movimentação, especialmente em Guaramiranga (no Maciço do Baturité) e na Serra da Ibiapaba, com destaque para os cerca de 1,2 mil que utilizaram o teleférico do Parque Nacional de Ubajara, situado no município de mesmo nome.
“Teremos mais três semanas para concluirmos o mês e, em algumas regiões, nossa expectativa é de números ainda melhores, impulsionados por atrações programadas para o período”, concluiu a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, citando o Fortal, micareta prevista para ocorrer entre os dias 18 e 21.