Campus de data centers triplicará capacidade de processamento de dados em Fortaleza
Nesta terça, dia 25, foi lançado um dos data centers que comporá o campus, um empreendimento com investimento total de R$ 1 bilhão e 30 MW de potência tem previsão de ser concluído no 1º trimestre de 2025
18:40 | Jun. 25, 2024
A Scala lançou nesta terça-feira, 25, a pedra fundamental de um novo data center, batizado de SFORPF01, com previsão de ser inaugurado no 1º trimestre de 2025, com potência total estimada em 30 MW e investimento de R$ 1 bilhão.
Conforme o CEO da Scala Data Centers, Marcos Peigo, o empreendimento ficará no campus Praia do Futuro, que terá um segundo data center, o SFORPF02, e uma subestação de energia. “O primeiro prédio tem 7,2 MW de TI. O segundo prédio vai ter 13,5 MW de TI. Os dois combinados dão 20,7 MW de TI, o que equivale a uma potência de mais ou menos 30 MW. Só para dar uma referência do que isso significa: 30 MW de potência total é o dobro do que tem hoje instalado em Fortaleza, somando todos os outros data centers”.
Na prática, uma vez concluído, o campus de data centers vai triplicar a potência de processamento de dados da capital cearense, que é também um dos principais hubs de chegada de cabos de fibra óptica do mundo.
Leia mais
O perfil do novo empreendimento também difere dos demais instalados na cidade por conta do público-alvo a que se direciona. “O SFORPF01 é dedicado para esse público que a gente chama de grandes clientes, tais como a Meta, a Microsoft, a Amazon, a Oracle. Não é um data center feito para o cliente que compra pouca capacidade”, citou o executivo.
“Para fazer uma analogia, se pensarmos em um avião, os passageiros são os dados e os clientes, os aviões são as aplicações, e o data center é o aeroporto que vai permitir a chegada desse novo tipo de ‘avião’ com a inteligência artificial e com essas aplicações que demandam um volume de processamento maior”, exemplificou Marcos Peigo.