AliExpress e Magalu: tudo o que você precisa saber sobre o acordo

Confira a seguir como fica a integração dos produtos entre as plataformas. O POVO traz tudo o que se sabe até agora sobre o novo acordo

11:01 | Jun. 25, 2024

Por: Évila Silveira
Os clientes pagarão os mesmos impostos ao comprar em qualquer uma das duas lojas (foto: Marcelo Aprígio / JC Imagem)

O Magazine Luiza informou nessa segunda-feira, 24, que celebrou um acordo com o Aliexpress, plataforma de marketplace internacional do Alibaba, para a listagem e venda de seus produtos em ambos os marketplaces.

O Aliexpress passará a vender como seller do marketplace do Magalu, oferecendo milhares de itens da sua linha Choice - serviço de compras premium. As informações foram destacadas pela empresa em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Confira a seguir como fica a integração dos produtos entre as plataformas e o que se sabe até agora sobre o novo acordo.

AliExpress e Magalu: quais produtos serão vendidos?

Segundo a empresa, mercadorias da linha ‘Choice’ do AliExpress farão parte do catálogo do Magalu, isso inclui acessórios, itens de moda e itens para casa. A parceria promete produtos com o melhor custo-benefício e maior velocidade de entrega.

Ao mesmo tempo, o Magalu também oferecerá produtos do seu próprio estoque na plataforma do Aliexpress. Entre eles estão itens duráveis, pesados e de maior valor.

"Serão vendidos, inicialmente, itens das categorias de bens duráveis, nas quais o Magalu é líder de mercado no Brasil, com capilaridade logística e multicanalidade, fortalecendo também as vendas do e-commerce com estoque próprio (1P) da Companhia", informou o Magazine Luiza sobre a venda de produtos próprios na plataforma do AliExpress.

Temu no Brasil: por que empresa virou ameaça para gigantes Shopee, Shein e Amazon

AliExpress e Magalu: quais taxas serão cobradas?

Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme (programa de envios de plataformas estrangeiras ao país, criado pelo governo federal) impulsionando a operação cross border da companhia.

Por isso, a parceria não deve mudar as taxas que os clientes de ambas as lojas já pagam. Os clientes também pagarão os mesmos impostos ao comprar em qualquer uma das duas lojas.

Taxação das blusinhas: VEJA como ficam os preços com taxa de 20%

AliExpress e Magalu: expectativa e impacto

As negociações entre Magazine Luiza e AliExpress começaram no fim de 2023. A parceria deve se iniciar até o terceiro trimestre deste ano.

O acordo espera aumento na recorrência dos clientes no site e nos aplicativos da companhia.

No mesmo dia do acordo, as ações do Magalu dispararam mais de 12% na bolsa de valores, indicando um impacto positivo nos investidores.

Esta é a primeira parceria internacional nesses moldes das duas empresas — e ocorre após as plataformas estrangeiras terem conseguido manter a entrada de produtos no País com impostos abaixo daqueles pagos pelas redes locais.

Com informações da Agência Brasil