93,6% das empresas ativas no Brasil são MPEs; veja

As regiões Norte e Nordeste possuem a maior concentração média de MPEs do País

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são maioria no território Brasileiro. Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o país conta com 21.943.590 empresas ativas. Desse total, 93,6% são MPEs.

Grande parcela das MPEs se concentram nas regiões Norte e Nordeste do País, que entre os empreendimentos atuantes, possuem a maior concentração média de negócios desses portes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os estados com as maiores concentrações estão:

  • Paraíba: 95,76%
  • Rondônia: 95,76%
  • Bahia: 95,35%

Em relação às áreas de atuação, as cinco mais frequentes são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (5%); cabeleireiros, manicure e pedicure (4%); promoção de vendas (3%), obras de alvenaria (2,7%) e preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente (2,3%).

Já o faturamento anual das MPEs precisa ser de até R$ 360 mil, para micro, e R$ 4,8 milhões, para pequena.

Os empreendimentos desses segmentos, no acumulado do ano até maio, já geraram 588.133 empregos, valor que representa 61,3% do total de 958.425 contratações.

Só no mês de abril foram realizadas 155.725 admissões para cargos em MPEs. Contribuição 224% maior do que a realizada pelas empresas de médio e grande porte (69.494).

Demanda de crédito e Score PJ

A demanda por crédito avançou 15,3% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. No primeiro quadrimestre de 2024 a alta foi de 3%. A oferta de crédito também apresentou crescimento em abril, com um acréscimo de 5,5%.

Entretanto, apenas 13,4% das MPEs possuem Score de Pessoa Física (PJ) considerado bom (acima de 600).

O Score PJ é uma ferramenta de análise de crédito voltada para pessoas jurídicas que avalia o risco de uma empresa se tornar inadimplente em um horizonte de até 6 meses.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que o Score PJ é um dos maiores desafios enfrentados pelas MPEs, pois dificultam o acesso ao crédito, ou tornam as condições de empréstimos piores, com juros maiores ou tempos de parcelamento mais curtos.

Ele ressalta que para que esses empreendimentos consigam melhorar seus históricos creditícios, são necessárias mudanças na gestão financeira, separando as contas de pessoa física com as de pessoa jurídica, realizando pagamentos em dia, entre outros.

Falência de MPEs

O número de processos de recuperação judicial das MPEs aumentaram 98,4% no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com igual período de 2023. Porém, a quantidade de falências diminuiu. Até abril de 2024, 168 empreendimentos sofreram pedidos de falência por parte dos credores, número 11,1% menor do que o registrado nos primeiros quatro meses de 2023.

Serasa Experian

Devido a importância que esse segmento tem para o País, a Serasa Experian lançou, nesta quarta-feira, 19, o Boletim “Empreender Brasil: Inteligência de Mercado para as MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas)”, que contará com um raio-x financeiro dos empreendimentos.

A Serasa Experian é uma Datatech do Brasil com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.

O lançamento, que ocorreu de maneira virtual, trouxe explicações acerca do cenário nacional e informações sobre os maiores desafios para a sobrevivência de negócios desses tamanhos.

Trimestralmente, o boletim trará dados sobre perfil e impactos conjunturais do segmento de micro, pequenas e médias empresas. O estudo se divide em categorias e traz: dados demográficos e segmentação, o Score PJ dessas empresas de modo geral e segmentado, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência.

O vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas (PME) do Serasa, Cleber Genero, ressalta que essa ação está de acordo com o compromisso do Serasa de democratizar o acesso à informação.

“Os números já reforçam e podem em si descrever a importância desse boletim, trazendo as informações e ajudando a resolver os problemas das PMEs do Brasil. Esse é o nosso objetivo. É trazer as informações para esse boletim que ajudem e deem clareza tanto da importância quanto das dificuldades que essas empresas enfrentam”, reforça.

O segredo para controlar os gastos mensais

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Empresas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar