Ceará tem R$ 2,4 bilhões de superávit primário no 1º quadrimestre

Relatório de transparência e prestação de contas da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) foi apresentado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)

11:52 | Jun. 14, 2024

Por: Samuel Pimentel
Prédio da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) (foto: Divulgação/Secretaria da Fazenda)

O Ceará apresentou um resultado primário superavitário de R$ 2,4 bilhões nos primeiros quatro meses de 2024. Os dados fazem parte do Relatório de transparência e prestação de contas da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Os números foram apresentados durante reunião da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Na ocasião, o titular da Sefaz, Fabrízio Gomes, destacou que o resultado superavitário diz respeito ao crescimento significativo das receitas correntes, "evidenciando a capacidade do Estado do Ceará de se ajustar às novas demandas arrecadatórias e combater a sonegação, além de se readaptar a essa nova realidade”.

O secretário da Fazenda também pontuou o cumprimento dos indicadores fiscais e a trajetória positiva das contas estaduais.

Conforme Fabrízio, no que se refere aos investimentos realizados ao longo do quadrimestre, 64% deles foram empenhados com recursos próprios.

“O Estado tem, há muitos anos, uma sustentabilidade e equilíbrio, que é o que vem permitindo os investimentos públicos com a qualidade necessária para que chegue à população”.

Comissão esvaziada

Chamou atenção que a Comissão de Orçamento da Assembleia estava esvaziada para a apresentação do resultado fiscal no quadrimestre. Obrigação prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o momento serve como prestação de contas do Executivo ao Legislativo estadual.

Conforme O POVO apurou, o dia de segunda-feira, 10, na Alece foi bastante esvaziado de presença dos deputados.

Para presidir a sessão da Comissão de Orçamento, estava o deputado Sérgio Aguiar (PDT), único parlamentar presente no momento, além da comitiva da Sefaz.

Atualizado às 12h25min

Análise: Decisão do STF sobre desoneração abre nova crise entre governo e Congresso | O POVO NEWS

Mais notícias de Economia