Concessionária indiana recém-instalada no Brasil vai abrir em Fortaleza

Principal vitrine do mercado duas rodas no Brasil, o evento é palco de lançamentos e anúncios de investimentos. Bajaj, concessionária recém-instalada no Brasil revelou que vai abrir loja em Fortaleza

A montadora de motos indiana Bajaj corre contra o tempo para acelerar o projeto de sua mais nova concessionária no Nordeste, em Fortaleza. O cronograma prevê que a loja esteja funcionando já no começo de setembro.

A novidade foi revelada com exclusividade ao O POVO durante o Festival Interlagos, em São Paulo, evento anual que reúne em peso as principais marcas do segmento duas rodas do Brasil.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A Bajaj é a quarta maior fabricante de motocicletas do mundo — atrás de Honda, Hero e Yamaha. Deu partida no Brasil em dezembro de 2022, por meio de uma subsidiária própria, instalada em Manaus (AM), onde também toca as obras da primeira fábrica da marca fora da Índia.

A operação da planta está prevista para o segundo semestre deste ano e foi planejada para iniciar o funcionamento junto com a abertura de novos mercados, a exemplo do Ceará.

A loja da Capital cearense será administrada pelo grupo NewVia, que já gerencia concessionárias Bajaj em Salvador, Recife e Caruaru. A operação será montada em parceria com a concessionária Viasul Jeep Fortaleza. O prédio fica localizado na avenida Humberto Monte, no bairro Parquelândia.

Com proposta de preços agressivos, a meta inicial da empresa é emplacar pelo menos 90 motocicletas por mês na em Fortaleza. O gerente de desenvolvimento de rede da Bajaj, Fábio Lima, comenta que a expansão para o Ceará é estratégica dentro ousado plano de crescimento da marca no Brasil.

“A gente já estava tentando uma concessionária em Fortaleza há algum tempo e na última negociação, conseguimos êxito. Confiamos na capacidade e robustez do grupo NewVia para atender a demanda no Ceará, um mercado muito importante para nossos objetivos de crescimento no Brasil”, assinalou o gerente.

Além da loja prevista para o Ceará, a Bajaj anunciou que vai abrir unidades em Maceió (AL) e Mossoró (RN) ainda este ano. A expectativa é encerrar 2024 com seis concessionárias em funcionamento no Nordeste. Atualmente, a montadora tem 29 pontos de venda autorizados no Brasil.

Em 2023, a montadora emplacou mais de 7 mil motocicletas no País, ocupando a modesta 11ª posição no ranking nacional. Para este ano, a meta é vender doze mil motos. Após a inauguração da fábrica, cuja capacidade inicial de produção será de 21 mil motocicletas por ano, a expectativa é que a montadora pise o pé no acelerador para uma disputa mais competitiva com a concorrência, que hoje a observa pelo retrovisor.

Lançamentos para todos os gostos e bolsos

O Festival Interlagos é a vitrine do universo duas rodas que as montadoras esperam o ano inteiro para expor suas novidades. Nesta edição, a 6ª do evento, a tradição se manteve. As marcas não pouparam lançamentos. O POVO acompanhou alguns deles nos stands montados no saguão de eventos do autódromo.

As opções de compra vão do premium ao melhor custo-benefício, depende do gosto e do bolso de quem se propõe a pagar. Os preços, aliás, nem são tratados como fator mais importante no mercado de motocicletas de luxo. Tanto que a BMW Motorrad, líder do segmento no Brasil e no mundo, preferiu manter sob sigilo os valores dos quatro modelos lançados pela marca durante o evento.

O line-up da montadora foi renovado com as versões 2024/2025 da BMW R 12, BMW F 800 GS, F 900 GS e F 900 GS Adventure. A previsão é que as novidades cheguem às concessionárias no segundo semestre deste ano.

As novas versões da BMW F 800 GS, F 900 GS e F 900 GS, que compõem a “Família F”, tiveram atualização no design e na mecânica. Elas chegam ao Brasil com motor de 2 cilindros paralelos, câmbio de seis marchas e nova suspensão.

Já a BMW R12, modelo mais potente dentre os lançados, vem equipada com um motor boxer de 1.170 cilindradas e itens de apelo tecnológico, como o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de partida em subidas, assistente de troca de marchas, controle de pressão dos pneus, iluminação em LED e chave presencial.

Segundo o gerente de pós-vendas da BMW Motorrad no Brasil, Adriano Mamed, a marca alemã apresentou o maior número de lançamentos premium no Festival Interlagos. Ele diz que as novidades fazem parte da estratégia de expansão da montadora no Brasil.

“Um dos nossos pilares de crescimento tem sido o aumento de capilaridade no mercado. Estamos focados em abrir novos pontos de venda. Abrimos recentemente uma nova loja em Joinville (SC) e está por vir concessionárias em Aracaju (SE) e Palmas (TO). A meta de expansão é natural quando se fala de uma marca do porte da BMW Motorrad”, registrou Mamed ao O POVO.

As novas lojas no Norte e Nordeste devem ser inauguradas até o fim deste ano. Atualmente a BMW Motorrad opera com 50 concessionárias no Brasil, uma delas em Fortaleza, a Haus Motors, no bairro Luciano Cavalcante. A marca informou que, por ora, não há planos para abertura de uma nova autorizada no Ceará.

Concorrente da alemã, a Royal Enfield também emplacou lançamento no Festival, apresentando ao público a nova Shotgun 650. A marca indiana não abriu o jogo sobre o preço da moto, alegando que o modelo está em processo de homologação no Brasil. Informou, contudo, que a moto deve chegar às concessionárias ainda este ano.

A expectativa é que a Shotgun fique numa faixa de preço acima de R$ 33,9 mil, valor da Super Meteor 650, posicionada abaixo do novo modelo no line-up da montadora. O gerente de marketing da Royal no Brasil, Renato Ferri, afirma que a Shotgun chega com “conceito totalmente novo para romper barreiras” e inaugurar uma nova fase de crescimento da marca no País.

“A gente está ampliando a nossa linha de produtos. Estamos trabalhando para termos pelo menos três lançamentos a cada três meses até o fim do próximo ano. Queremos crescimento expressivo nessa faixa de média cilindrada no Brasil”, disse Ferri ao O POVO.

No segmento popular, a Bajaj apresentou as novas versões da Dominar 160 e da Dominar 200, com atualizações no design, preço e na mecânica. A principal novidade é a inclusão do sistema de freios ABS nas duas rodas (duplo canal). Ambos ficaram mais caras. O modelo de menor potência passou de R$ 15.900 para R$ 16.900, enquanto a mais potente foi de R$ 18.900 para R$ 19.900.

Todas as novidades apresentadas podem ser observados pelo público antes de chegarem às concessionárias durante a programação do Festival, que segue até este domingo, 9. Substituto do extinto Salão Duas Rodas, cuja última edição ocorreu em 2019, a atração em Interlagos é classificada pelos organizadores como o maior evento de experiência motor do mundo.

Além das exposições, o portfólio do Festival inclui competições de motocross, torneios de performances radicais e feiras gastronômicas. A depender do tipo de ingresso adquirido, os visitantes também podem acelerar as motos na pista com a supervisão dos instrutores das montadoras.

A expectativa de público da organização para este ano é de 150 mil visitantes, quase o dobro do ano passado (80 mil).

*O jornalista viajou a São Paulo a convite do pool de montadoras do Festival Interlagos.

Conheça as profissões que pagam os MELHORES SALÁRIOS e as tendências para 2024 | Dei Valor

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

empresas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar