TIM amplia cobertura e ativa 5G em seis novas cidades; veja quais

Operadora tem mais de 222 mil acessos na nova tecnologia, segundo a Anatel, e, com expansão, presta o serviço em 12 cidades

00:20 | Jun. 10, 2024

Por: Armando de Oliveira Lima
Operadora diz que meta é ampliar mais cobertura até o fim do ano (foto: Reprodução/Pixabay)

Na disputa pela liderança da telefonia móvel no Ceará, a TIM informou que ativou a tecnologia 5G em mais seis cidades do Estado. A tecnologia está disponível no Estado há quase dois anos e promete mais velocidade nas conexões de banda larga móvel, que podem chegar a 1Gbps.

Veja a lista de cidades abaixo.

Ao O POVO, a operadora afirmou que “o Ceará continua no foco dos investimentos” e, “Em Fortaleza, a companhia é a única a alcançar 100% dos bairros com o 5G.”

Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado

“A TIM está comprometida em levar o melhor da tecnologia para todas as regiões do Brasil, e a ativação da rede 5G nestes novos municípios é mais um passo em direção a essa missão”, afirma o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento.

Novos municípios com 5G da TIM

Por isso, a empresa tomou a medida de levar a rede 5G em mais seis municípios cearenses. São eles:

  • Crato
  • Cascavel
  • Crateús
  • Horizonte
  • Paraipaba
  • Tianguá

No total, já são 12 municípios cobertos com a rede de quinta geração da operadora, que promete, “até o fim do ano, ampliar este número”. As cidades com 5G da TIM são:

  • Caucaia
  • Fortaleza
  • Jijoca de Jericoacoara
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Barbalha

“Estamos entusiasmados com o impacto positivo da nova rede. Ela é muito mais rápida e possibilita múltiplas conexões, o que viabiliza o desenvolvimento de novos serviços e soluções para diversos setores, além de trazer uma melhor experiência de navegação para os clientes”, reforça Talento.

Mas, alerta a operadora, para fazer uso dessas vantagens “é preciso ter um smartphone compatível com a tecnologia e estar dentro da área de cobertura.”

Celulares

O aviso da operadora indica que apenas os 187 aparelhos certificados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão aptos a operar plenamente o 5G no Brasil.

A Samsung lidera a lista de smartphones com 5G no País, com um total de 54. Em seguida vem Motorola (32), Xiaomi (29) e Apple (17).

"É importante ressaltar que a homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor, antes de adquirir tais produtos, verificar o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consultar a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede", diz aviso no portal da Agência.

Só assim, completa, "o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios das redes de telecomunicações 5G, sem correr riscos à utilização do produto."

Acessos

Dados da Anatel indicam que o Ceará registrou um total de 689,9 mil acessos 5G em abril deste ano, a partir destes aparelhos autorizados.

A maior concentração do uso da nova tecnologia está em Fortaleza e região metropolitana, mas pontos em Juazeiro do Norte, Jijoca e Sobral também são destaques no mapa de densidade (acessos por 100 habitantes) da Anatel.

Das três operadoras com 5G ativado em abril, a TIM é a terceira, com 222.666 acessos, atrás de Vivo (236.174) e Claro (231.071).

Mais notícias de Economia