Temu: com descontos de 90%, concorrente da Shopee chega ao Brasil

Empresa explodiu no cenário do mercado online em 2023, ganhando popularidade e chega ao mercado brasileiro prometendo preços convidativos
Autor Mateus Mota
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A Temu, varejista chinesa de comércio eletrônico, chegou ao Brasil nessa quinta-feira, 6, e promete concorrer com outras plataformas como Shein, Shopee e AliExpress.

Com o slogan “compre como um bilionário”, a empresa oferece aos clientes uma série de itens que vão de acessórios e outros itens de vestuário a eletrodomésticos, dispositivos eletrônicos e itens de informática.

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No site e no aplicativo da varejista são oferecidos descontos que chegam até a 90%, além de cupons de desconto, frete grátis e roleta virtual de prêmios.

O que é a Temu?

A plataforma Temu (lê-se “timo”) é operada pela empresa Pinduoduo, uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares da Ásia, com aproximadamente 900 milhões de usuários.

A companhia estabeleceu seu nome com um modelo de compras coletivas, permitindo que as pessoas economizassem dinheiro recrutando amigos para comprar o mesmo item em grande volume.

Em setembro de 2022, a marca Temu chegou aos Estados Unidos, e rapidamente se espalhou por mais de 50 países.

Desde então, tem liderado consistentemente as paradas globais de download de aplicativos, com pouco menos de 152 milhões de americanos usando-o todos os meses, de acordo com dados coletados pelo portal SimilarWeb.

Compras na Temu vão ser taxadas?

O lançamento da Temu no Brasil vem um dia depois do Senado aprovar a cobrança de imposto de 20% sobre importados que custem até US$ 50 (R$ 265).

ENTENDA quanto as compras online vão custar a mais com a “taxa das blusinhas”

O dispositivo legal, aprovado inicialmente pela Câmara dos Deputados e referendado pelo Senado Federal, instituiu a cobrança de 20% de Imposto de Importação sobre compras internacionais de pessoas físicas abaixo de US$ 50.

Em contrapartida, prevê um desconto de US$ 20 sobre os 60% de Imposto de Importação cobrado nas compras internacionais com valores entre US$ 50 e US$ 3.000.

Segundo um comunicado oficial da empresa, a Temu também está estabelecendo um pedido mínimo de R$ 65 para cada compra, que inclui o ICMS estadual de 17%.

A entrega dos pacotes está sendo feita pelos Correios sem custo no frete. A companhia afirma ainda que clientes que sofrerem com atrasos na entrega receberão um voucher de R$ 10 em créditos para compras futuras. 

Descontos na nova plataforma de compras Temu

A reportagem do O POVO acessou o site da Temu e, logo na página inicial, encontrou um pacote de cupons de descontos progressivos, que começam em R$ 16 para pedidos acima de R$ 160 e vão até R$ 75 em pedidos que superem o valor de R$ 315.

A varejista disponibilizou também uma página especial dedicada a produtos com descontos de até 90%, em função da inauguração. Lá, o cliente pode encontrar um blazer sendo vendido por R$ 50, conjuntos de brocas para furadeira por R$ 20 e escova de dentes elétrica saindo pelo valor de R$ 11.

Por que os preços da Temu são tão baixos?

Os preços convidativos foram a receita para o sucesso da Temu em outros países. Quando foi lançada nos Estados Unidos a varejista chinesa chegou a incomodar a gigante Amazon.

A Temu afirma que seus preços são 70% mais baratos que os oferecidos pelos varejistas tradicionais. Segundo o site institucional da companhia, isso se deve ao seu modelo de negócios direto ao consumidor, que “elimina intermediários”.

Os vendedores adquirem produtos em grande escala diretamente de fabricantes e produtores na China, o que significa que eles se beneficiam de descontos por atacado e podem consolidar os custos de envio.

Outra vantagem que a Temu afirma ter é que, como empresa de comércio eletrônico que faz entregas para o Ocidente, está isenta de taxas de exportação na China.

Na maioria dos países em que atua, seus preços baixos fazem com o que o cliente final escape aos impostos de importação. É o caso do Reino Unido, onde só se aplicam tributos a encomendas no valor de £ 135 ou mais.

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