Ceará teve o maior número de turistas internacionais em abril, no Nordeste

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) levam em conta os números dos aeroportos internacionais das capitais. Estado superou Bahia e Pernambuco

O Ceará foi o estado do Nordeste que teve o maior número de turistas internacionais registrados em abril.

Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, com 30.223 mil passageiros movimentados, superou os terminais localizados na Bahia (24.624) e em Pernambuco (19.934).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os turistas ao Ceará vieram principalmente de países como Portugal, Itália, França, Argentina e Estados Unidos, por ordem de maior movimentação.

Em seguida vêm Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça.

Já no acumulado do primeiro quadrimestre (janeiro a abril) foram registrados 120 mil turistas internacionais, mas nesta base de comparação Bahia teve mais fluxo de estrangeiros.

Atualmente, para fora do País, o Aeroporto de Fortaleza possui nove frequências semanais para Lisboa, além de voos da AirFrance, que opera três frequências semanais para Paris; da Latam com três para Miami e da Gol com dois para Buenos Aires e um para Miami.

E, a partir de 27 de junho, o Estado volta a ter voo direto para Orlando pela Gol, às quintas-feiras, na aeronave Boeing 737 MAX com capacidade para 176 passageiros. As vendas já estão disponíveis.

Para Miami, a partir de 21 de junho, a empresa aumentará outro voo, fazendo com que a Capital alcance cinco voos semanais para os Estados Unidos, considerando os três em operação pela Latam.

Também virá mais dois voos para Paris, a partir de outubro, pela Air France, às quintas-feiras e aos sábados, somando com as três frequências que já operam às terças-feiras, sextas-feiras e domingos, totalizando cinco frequências semanais.

E em questão de tratativas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em 14 de maio deste ano, esteve com a holandesa KLM para retomada das operações da empresa no Ceará.

A empresa chegou a operar três frequências semanais ligando Amsterdã ao Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Vale lembrar que as operações começaram em 3 de maio de 2018 e pararam em 2019, na pandemia de Covid-19. Efetivamente, o acordo atual para a retomada ainda não foi anunciado como fechado, mas as negociações continuam.

Estas conversas, inclusive, já duram desde agosto do ano passado. À época, inclusive, outras frequências internacionais vinham sendo retomadas, caso dos voos para destinos como Buenos Aires, na Argentina, Miami e Orlando, nos Estados Unidos, e Paris, na França.

E, ao O POVO, Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo (Setur), chegou a esclarecer que a KLM tem dificuldade por não possuir frota de aeronaves disponível para o trecho.

Planejando Viagens com Economia

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar