ESG: entenda o termo que fala de meio ambiente, sociedade e governança

O tema tem grande importância econômica e é um assunto que vem suscitando discussões; entenda o que é ESG

22:27 | Mai. 27, 2024

Por: Esaú Souza
ESG é uma sigla que tem ligação com o meio ambiente (foto: Freepik)

Uma das siglas mais importantes do cenário econômico, o ESG desperta muitos debates a respeito do seu significado e das suas aplicações. Ambiental, Social e Governança, e em inglês, Environmental, Social and Governance - formando o ESG.

A agenda ESG tem feito parte de cada vez mais áreas da sociedade, contribuindo para questões ambientais nas empresas e conscientizando funcionários a respeito de tais conceitos.

A jornalista Carol Kossling, colunista de ESG no O POVO, destaca a relevância do tema por conta de fatores como crises climáticas, do aquecimento global, do aumento de produção de carbono e da extinção da flora e da fauna.

Confira a seguir as principais definições a respeito do ESG e dessas práticas ligadas ao ambiental, ao social e à governança.

O que é ESG?

ESG é uma sigla que corresponde, em inglês, a environmental, social and governance - em tradução, significa ambiental, social e governança.

ESG: quando surgiu e quem criou o conceito

“O termo surgiu há 20 anos, quando o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, propôs um desafio aos 50 presidentes das maiores instituições financeiras do mundo em uma agenda até 2030”, relata Carol. A junção gerou um relatório chamado Who Cares Wins (Quem se importa ganha, em tradução livre).

Atualmente, a sigla vem se popularizando no meio empresarial, especialmente por conta das experiências vividas pela pandemia de Covid-19.

“A agenda ESG vem amadurecendo, se consolidando e tendo a adesão de mais e mais empresas, mesmo as que não estão diretamente ligadas ao mercado financeiro”, diz Carol, primeira colunista do tema no Ceará.

Pause: meio ambiente, entramos em uma nova era climática? CONFIRA

Quais os 3 pilares da ESG?

Os três pilares do ESG, que compõem a sigla, são ambiental (environmental), social (social) e governança (governance). Os pilares convergem entre si e oferecem diferentes pontos para uma situação.

“O ESG só existe por conta da governança que baliza os pilares ambientais e sociais, porque se não existe governança tudo não passará de responsabilidade corporativa ou mesmo filantropia”, frisa Carol.

Qual a diferença entre os ODS e o ESG?

Os ODS correspondem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos estabelecidos para conseguir feitos como acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir qualidade de vida para as pessoas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) trabalha em conjunto com o Brasil para alcançar tais objetivos no País. A ONU promove a Agenda 2030 e deseja garantir o sucesso do plano de ação.