Madonna no Brasil: show movimenta R$ 300 milhões na economia do Rio

Prefeitura do Rio de Janeiro ainda estima arrecadação de R$ 10,2 milhões em impostos com serviços relacionados a turismo, entretenimento e transporte em virtude do megaevento

A rainha do pop, Madonna, 65, coroa seu reinado neste sábado, 4, em uma apresentação aguardada pelos fãs brasileiros: após quase 12 anos desde a última vez em que esteve no Brasil, a cantora se apresenta a partir das 21h45min em show histórico no Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O público é estimado em 1,5 milhão de pessoas de todo o País nessa que será a última data da turnê comemorativa The Celebration Tour.

Para o megaevento que marca os 40 anos de carreira da artista, uma estrutura monumental foi preparada em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde Madonna está hospedada desde segunda-feira, 29: entre os Postos 2 e 3 da Praia de Copacabana, o aparato foi erguido de modo a acomodar aparelhagem de som, bastidores, dançarinos e demais equipamentos que auxiliarão durante a performance que deve durar de aproximadamente duas horas.

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A estimativa inicial de público previa 1 milhão de presentes, entre 850 mil de cariocas e moradores do Grande Rio, 120 mil turistas brasileiros e 30 mil estrangeiros.

Apesar de gratuita para a plateia, a produção teve custos à altura da magnitude da popstar norte-americana: além do cachê de R$ 17 milhões, cerca de R$ 60 milhões foram investidos na infraestrutura — valor dividido entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, além da inciativa privada do Itáu e Heineken.

Já a projeção de movimentação total, que inclui investimentos, giro na economia, patrocínios, transmissão e gastos com infraestrutura, gira em torno de R$ 300 milhões.

O cálculo de uma injeção de R$ 293,4 milhões na economia do Rio feito pela administração municipal está detalhado no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que considera gastos do público com alimentação, passagem aérea, transporte e hospedagem.

A Prefeitura do Rio de Janeiro estima que não perderá dinheiro com o investimento de R$ 10 milhões que fez para viabilizar a apresentação, e espera compensar o gasto com o incremento de quase R$ 10,2 milhões na arrecadação de Impostos sobre Serviços (ISS) com o volume de atividades relacionadas ao turismo, entretenimento, transporte, hospedagem e alimentação.

O anúncio do show já garantiu uma perspectiva de 100% de ocupação dos quartos de hotéis e o aumento de 169 voos extras e 15 mil passageiros a mais no Aeroporto Internacional Tom Jobim no período, de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Madonna em Copacabana: onde assistir ao show

A “The Celebration Tour in Rio”, apresentação que comemora os 40 anos de carreira de Madonna, será transmitida com exclusividade pela TV Globo, Multishow e Globoplay.

 

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