Fortescue forma parceria para fornecimento de hidrogênio verde; entenda

A parceria inclui a implantação de uma planta de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Marrocos

A Fortescue e o grupo OCP, produtor mundial de fertilizantes fosfatados, anunciaram a formação de uma joint venture Empreendimento conjunto ou empresa conjunta em inglês no Marrocos para fornecimento de hidrogênio verde, amoníaco e fertilizantes.

A intenção é atender tanto o mercado local quanto o europeu, além de outros países interessados nos insumos de baixo carbono. A informação é da Agência epbr. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além disso, a parceria inclui a implantação de uma planta de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Marrocos. Este, por sua vez, será responsável por pesquisas em energias renováveis, hidrogênio verde e processamento de minerais.

Juntas, segundo o portal, as duas empresas têm planos para dar escala à capacidade de produção integrada de amônia verde e fertilizantes, incluindo energias renováveis, geração de energia, eletrólise, amonificação e produção de fertilizantes.

 

Globalmente, a Fortescue está construindo um portfólio de projetos de energias renováveis, como eólicas, solar fotovoltaica, hidrogênio verde renovável e amônia verde e soluções de tecnologia verde.

O Brasil é um dos países alvo, com seu projeto avaliado em US$ 5 bilhões em implementação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Estado do Ceará.

A empresa também possui outros projetos em países como Austrália, Reino Unido, Noruega e agora mais recentemente o Marrocos.

A Fortescue e o Grupo OCP, líderes em minério de ferro e fosfato respectivamente, estão unidos no objetivo de atingir suas metas de redução de emissões e partilham a visão sobre o papel fundamental e estratégico do hidrogênio verde e do amoníaco na criação de um futuro sustentável em nível mundial.

Entenda como serão os projetos no Marrocos

As duas empresas apresentaram planos para quatro projetos fundamentais no Marrocos:

  1. Capacidade integrada de produção de amônia verde e fertilizantes verdes em grande escala, incluindo energias renováveis, geração de energia, eletrólise, amonificação e produção de fertilizantes
  2. Fabricação de tecnologia e equipamentos verdes
  3. Um centro de P&D e tecnologia, localizado ao lado da Universidade Politécnica Mohammed VI (UM6P), próximo a Marrakesh, para reforçar a joint-venture, o ecossistema e outros atores envolvidos, com realizações de pesquisas em energias renováveis, hidrogênio verde e processamento de minerais
  4. Colaboração de fundos de capital de risco corporativos para impulsionar o investimento em avanços tecnológicos importantes

O objetivo da parceria é fornecer hidrogênio verde e amoníaco para utilização tanto como fontes de energia verde como na produção de fertilizantes customizados e neutros em carbono que sejam acessíveis e econômicos para agricultores de todo o mundo.

Os principais investimentos globais da Fortescue Industries em energias limpas são:

  1. Projeto de energia solar fotovoltaica de 5 GW em Pilbara, Austrália Ocidental
  2. Projeto de energia eólica offshore de 2,5 GW no Reino Unido
  3. Projeto de hidrogênio verde de 2,1 GW no Brasil
  4. Projeto de amônia verde na Noruega
  5. Fábrica de tecnologia, projeto de hidrogênio verde, centro de P&D via joint-venture com a OCP no Marrocos
  6. Investimentos em tecnologias de eficiência energética e veículos elétricos

Tenha acesso a mais conteúdo em nossos canais!

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortescue hidrogenio verde joint venture producao video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar