Fortescue forma parceria para fornecimento de hidrogênio verde; entenda
A parceria inclui a implantação de uma planta de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Marrocos
14:05 | Abr. 23, 2024
A Fortescue e o grupo OCP, produtor mundial de fertilizantes fosfatados, anunciaram a formação de uma no Marrocos para fornecimento de hidrogênio verde, amoníaco e fertilizantes.
A intenção é atender tanto o mercado local quanto o europeu, além de outros países interessados nos insumos de baixo carbono. A informação é da Agência epbr.
Além disso, a parceria inclui a implantação de uma planta de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Marrocos. Este, por sua vez, será responsável por pesquisas em energias renováveis, hidrogênio verde e processamento de minerais.
Juntas, segundo o portal, as duas empresas têm planos para dar escala à capacidade de produção integrada de amônia verde e fertilizantes, incluindo energias renováveis, geração de energia, eletrólise, amonificação e produção de fertilizantes.
Leia mais
Globalmente, a Fortescue está construindo um portfólio de projetos de energias renováveis, como eólicas, solar fotovoltaica, hidrogênio verde renovável e amônia verde e soluções de tecnologia verde.
O Brasil é um dos países alvo, com seu projeto avaliado em US$ 5 bilhões em implementação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Estado do Ceará.
A empresa também possui outros projetos em países como Austrália, Reino Unido, Noruega e agora mais recentemente o Marrocos.
A Fortescue e o Grupo OCP, líderes em minério de ferro e fosfato respectivamente, estão unidos no objetivo de atingir suas metas de redução de emissões e partilham a visão sobre o papel fundamental e estratégico do hidrogênio verde e do amoníaco na criação de um futuro sustentável em nível mundial.
Entenda como serão os projetos no Marrocos
As duas empresas apresentaram planos para quatro projetos fundamentais no Marrocos:
- Capacidade integrada de produção de amônia verde e fertilizantes verdes em grande escala, incluindo energias renováveis, geração de energia, eletrólise, amonificação e produção de fertilizantes
- Fabricação de tecnologia e equipamentos verdes
- Um centro de P&D e tecnologia, localizado ao lado da Universidade Politécnica Mohammed VI (UM6P), próximo a Marrakesh, para reforçar a joint-venture, o ecossistema e outros atores envolvidos, com realizações de pesquisas em energias renováveis, hidrogênio verde e processamento de minerais
- Colaboração de fundos de capital de risco corporativos para impulsionar o investimento em avanços tecnológicos importantes
O objetivo da parceria é fornecer hidrogênio verde e amoníaco para utilização tanto como fontes de energia verde como na produção de fertilizantes customizados e neutros em carbono que sejam acessíveis e econômicos para agricultores de todo o mundo.
Os principais investimentos globais da Fortescue Industries em energias limpas são:
- Projeto de energia solar fotovoltaica de 5 GW em Pilbara, Austrália Ocidental
- Projeto de energia eólica offshore de 2,5 GW no Reino Unido
- Projeto de hidrogênio verde de 2,1 GW no Brasil
- Projeto de amônia verde na Noruega
- Fábrica de tecnologia, projeto de hidrogênio verde, centro de P&D via joint-venture com a OCP no Marrocos
- Investimentos em tecnologias de eficiência energética e veículos elétricos