Ceará tem mais de 44 mil trocas de operadoras de telefonia em três meses
Cerca de 13% solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos enquanto os 87% restantes se referiam à troca de telefones móveis
09:28 | Abr. 17, 2024
No Ceará, foram realizadas 44,95 mil trocas de operadoras de telefonia neste primeiro trimestre de 2024 (janeiro a março). É o que afirma o relatório trimestral da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).
Segundo a entidade, cerca de 13% solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos enquanto os 87% restantes se referiam à troca de telefones móveis.
A portabilidade numérica começou a ser instituída gradativamente nos 67 DDDs em operação no País desde setembro de 2008.
Assim, desde a sua implementação, o Ceará já realizou 1,98 milhão de transferências entre operadoras. Destas, 490,25 mil (25%) foram efetivadas por usuários de telefones fixos e 1,49 milhão (75%) pelos de telefones móveis.
Leia mais
Cenário nacional
Em relação ao Brasil, já foram realizadas 91,56 milhões de transferências desde 2008 até o dia 31 de março de 2024.
São 22,65 milhões (25%) de migrações por usuários de telefones fixos e 68,91 milhões (75%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.
Além disso, durante o primeiro trimestre deste ano, em todo o território nacional, 1,5 milhão de portabilidades numéricas foram concluídas.
As solicitações para transferências de operadoras de telefones fixos respondem por 336,46 mil (22%) e as trocas no serviço móvel por 1,16 milhão (78%).
Como fazer uma portabilidade numérica?
- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo
- Comprovar a titularidade da linha telefônica
- Informar o número do documento de identidade
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica
- Informar o endereço completo do assinante do serviço
- Informar o código de acesso
- Informar o nome da operadora de onde está saindo
- Responder o SMS de confirmação da Portabilidade, caso seja solicitado
Como consultar a situação da sua portabilidade numérica?
A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.
O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações só podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.
Para ver a movimentação de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica, é preciso informar o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom.
Também há uma ferramenta no site da ABR Telecom para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones que já realizaram a portabilidade numérica.
O que fazer caso desista da portabilidade numérica?
A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de operadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário quiser agendar.
Caso o usuário desista da migração e decida permanecer na operadora que presta o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento.