Após chuvas, Governo do Ceará avalia rever estratégia de combate à seca

Titular da Secretaria de Recursos Hídricos destaca que será realizada reunião e enfatiza que, apesar do prognóstico de seca, carga dos reservatórios chega a 48% na média

Mesmo com o prognóstico de seca no Ceará, o Governo do Estado avalia se reunir para rever a estratégia de combate à seca, já que a incidência de chuvas no Estado desde o início do ano é positiva.

O secretário de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Robério Monteiro, destaca que 41 reservatórios estão sangrando (chegaram a 100% de capacidade) e outros 17 acima de 90% de capacidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A carga média dos reservatórios cearenses está em 48% e que, por isso, segundo o secretário, devem vir novidades em relação ao planejamento do Ceará nesta temática. Uma reunião está prevista na próxima semana.

"A chuva veio e foi bom. Estávamos trabalhando para a seca, mas agora vamos fazer uma reunião para tratar sobre regiões que foram prejudicadas por alagamentos (e traçar outros planos). Teremos uma reunião com o governador na SRH, Funceme e Defesa Civil", afirma.

Açude Batente, em Ocara, uma das cidades no Ceará onde choveu esta madrugada(Foto: Reprodução/Ednardo Alcântara)
Foto: Reprodução/Ednardo Alcântara Açude Batente, em Ocara, uma das cidades no Ceará onde choveu esta madrugada

As afirmações de Robério Monteiro ocorreram em Iguatu (Centro Sul do Estado), onde o governador e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinam ordem de serviço para projetos de segurança hídrica.

O secretário destaca que somente na obra do Ramal do Salgado da transposição do São Francisco são mais de 1 mil pessoas encarregadas do trabalho nos canteiros de obras.

"O presidente Lula quer dar a ordem de serviço e quer inaugurar. A obra está andando bem, avançando. A obra vai atender 54 cidades, quase 5 milhões de pessoas, pois estamos falando também da Região Metropolitana de Fortaleza, pois essa água irá até o Castanhão", pontua.

Ele ainda revela que a duplicação do Eixão das Águas deve ser outro projeto iniciado em breve. (Com informações do repórter Armando de Oliveira Lima)

Lula inaugura estação de abastecimento de água em Pernambuco

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula no ceara obras sca recursos hidricos ceara elmano video

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar