CPI da Enel lança enquete sobre qualidade do serviço da empresa
Pesquisa faz parte da estratégia dos deputados estaduais na investigação de supostas irregularidades e abusos por parte da distribuidora de energia. Saiba como responderA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que investiga supostas irregularidades e abusos pela Enel Ceará, lançou uma enquete para avaliar a experiência dos clientes com os serviços e produtos prestados pela empresa no Estado.
Hospedado no site da Alece, o questionário será mais uma ferramenta para que os deputados estaduais possam avaliar a empresa. Os trabalhos da CPI acontecem desde o ano passado e tiveram as atividades prorrogadas por mais 120 dias no fim de 2023.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Saiba o quê e como responder abaixo.
Os membros da comissão ainda devem cumprir agenda de audiências públicas no próximo dia 15 de março nos municípios para colher impressões dos clientes.
Leia mais
"Nosso foco agora é ouvir a população nessa pesquisa pública para que a CPI que investiga a Enel nesta Casa possa coletar dados da população e robustecer o seu acervo, porque, logo mais, nós vamos encerrar o trabalho da CPI e apresentar o relatório à nossa população", revelou o deputado Fernando Santana (PT), que preside a comissão.
O que a enquete pergunta?
Ao acessar o documento, o consumidor precisa responder o nome completo e o município no qual mora, inicialmente. Em seguida, vem mais três perguntas.
A primeira delas traz uma escala de 1 a 5, na qual é preciso indicar o grau de satisfação com os serviços e produtos prestados pela Enel Ceará.
Na segunda, o consumidor responde sim ou não, sobre se acreditar que a qualidade desses serviços e produtos podem melhorar.
Por fim, os deputados perguntam se a pessoa é favor ou não que o contrato de concessão da Enel seja renovado no Ceará.
"Esse relatório será apresentado ao povo do estado do Ceará, mas também será entregue às autoridades, pedindo nesse relatório aquilo que a gente entende que tenha que ser corrigido pela Enel, como erros e também punições sobre alguns possíveis erros que ela tenha cometido aqui no estado do Ceará ao longo de mais de 20 anos que ela trabalha aqui conosco", detalha o deputado Fernando Santana.
Onde responder a enquete?
As perguntas estão hospedadas em uma página no site da Assembleia Legislativa do Ceará desde o dia 13 de março de 2024.
Para acessar, basta clicar no link.
Quem define a renovação da concessão da Enel?
Apesar de a prestação de serviços se dar no Estado e a antiga Companhia Energética do Ceará (Coelce) ser controlada pelo governo cearense, a renovação da concessão ou não é aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Cabe à Aneel, representando o Ministério de Minas e Energia, avaliar a prestação de serviço pela empresa e decidir pela manutenção em comum acordo com a distribuidora. Afinal, é opção da Enel também não querer continuar.
O Tribunal de Contas da União (TCU) também tem participação nessa decisão, a partir de auditoria feita nos contratos. A concessão da Enel Ceará acaba em 2028, quando o trâmite de renovação ou nova disputa deve ser feito.
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no Whatsapp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor